Veja Também -
MP requer vagas em creches e pré-escolas a todas as crianças
Luana Gabriella faz primeiro show em 22 de novembro
Prefeitura abre inscrições para contratar agentes sanitários
Prefeitura de Ibiporã abre teste seletivo para contratar professores
MP pede revogação de 20 leis de doação terrenos
- Veja + Ibiporã
Ibiporã
Postado dia 21/06/2013
Justiça bloqueia bens de prefeito de Ibiporã e filho de deputado
de O Diário
O juiz substituto da Vara Cível de Ibiporã (16 km de Londrina), Mario Nini Azzolini, decretou o bloqueio de bens do prefeito do município, José Maria Ferreira (PMDB). A indisponibilidade também é válida para outros nove réus de uma ação, entre eles Nelson Cordeiro Justus, filho do deputado Nelson Justus, e seu escritório de advocacia Cordeiro Justus Advogados Associados.
A ação civil ajuizada pelo Ministério Público acusa o prefeito de direcionar a contratação de serviços de assessoria jurídica em Curitiba, através da modalidade carta-convite. Também alega que a administração convocou apenas três escritórios e a escolha do estabelecimento de Nelson Cordeiro Justus teria se dado pelas ligações políticas entre o prefeito e o deputado.
Para justificar a decisão em caráter liminar, o juiz destacou que ela foi motivada pela caracterização "de indícios que os réus fraudaram o procedimento licitatório que culminou na contratação do escritório de advocacia Castelo Branco Rocha & Cordeiro Justus, atualmente denominado Cordeiro Justus Advogados Associados."
Azzolini também ressaltou que o bloqueio de bens atinge as demais partes, pois em casos de improbidade administrativa, a responsabilidade é solidária ao menos até a instrução final da ação. Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito José Maria Ferreira enviou uma nota:
"O prefeito de Ibiporã vem se manifestar no sentido de que irá recorrer da decisão tomada em primeiro grau e que confia na Justiça para a reforma da mesma. O prefeito estranha a condenação sem a oitiva das testemunhas de defesa e mesmo havendo a confirmação de que as formalidades da contratação foram atendidas."