Ibiporã

Postado dia 21/05/2013

Ibiporã participará de mais uma edição do Dia do Desafio

A edição de 2013 do Dia do Desafio será realizada na quarta-feira, 29 de maio, das 0h às 21h. O evento visa motivar pessoas de todas as idades e classes sociais a pararem suas atividades para fazer no mínimo 15 minutos de exercícios físicos, tornando isso um hábito diário saudável.

A coordenadora do evento em Ibiporã, Ângela Garcia, explicou que o Dia do Desafio consiste em uma "competição" entre duas cidades, de qualquer parte do mundo - que devem ter o mesmo número de habitantes para duelar. O município onde mais pessoas realizarem atividades físicas, em um tempo mínimo de 15 minutos, durante este dia, vence a disputa.

Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar do evento, que terá programação especial de jogos, gincanas, aulas e caminhadas, que acontecerão em escolas, academias, empresas e espaços públicos. Cada participação conta pontos para o resultado. Ângela contou que os trabalhadores de empresas de serviço pesado vão realizar atividades de alongamento, enquanto os empregados de serviço leve vão fazer exercícios de relaxamento.

A principal função do Dia do Desafio, segundo a coordenadora, não é promover a atividade física em um curtíssimo espaço de tempo, e sim conscientizar as pessoas para que a prática seja duradoura. "É interessante que a maioria dos ibiporaenses diga que fez os 15 minutos de atividades físicas, mas mais interessante é que isso seja o começo de um costume que perdure por toda a vida".

Em Ibiporã, o Dia do Desafio estará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, que trabalhará em parceria com o SESC/Londrina. Haverá também a participação das outras secretarias municipais.

Durante o dia todo, os professores percorrerão empresas, escolas e haverá atividades permanentes no Centro Poliesportivo Domingos Pires Gonçalves, o Carecão, onde fica a sede da Secretaria de Esportes. A programação vai até as 21 horas. Este ano Ibiporã enfrentará a cidade de Cacocum, município da província de Holguín, em Cuba. Em 2012 Ibiporã enfrentou a cidade de Trinidad, no Uruguai. Ibiporã venceu a rival com 61% de participantes (29.399).

O Dia do Desafio ocorre há 18 anos no Brasil, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Foi criado, em 1983, no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte, sediada na Alemanha. Em 2012, 51 milhões de pessoas de 3.432 cidades, espalhadas por 21 países nas Américas, envolveram-se nessa grande mobilização.

Em 2013, o Dia do Desafio insere-se na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas estabelecendo uma meta até 2016, período em que o país sediará os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Mais informações sobre o Dia do Desafio em Ibiporã na Secretaria Municipal de Esportes pelo telefone (43) 3178-0204.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br