Santa Mariana

Postado dia 11/05/2013

Sanepar vistoria imóveis para verificar ligações do esgoto

Técnicos da Sanepar estão vistoriando imóveis de Santa Mariana, Norte do Estado, para verificar se as ligações de esgoto foram implantadas conforme as normas técnicas. Neste mês, serão vistoriados os 140 imóveis que ainda não fizeram a ligação de esgoto, embora a rede coletora esteja disponível há muito tempo. No próximo semestre, a vistoria será realizada nos 600 imóveis que, após a conclusão da obra da estação elevatória, serão autorizados a conectar-se à rede pública de esgoto.

A vistoria faz parte do programa de despoluição ambiental Se Ligue na Rede, que ensina a população a dar o destino correto para o esgoto. Os investimentos na ampliação do sistema de Santa Mariana ultrapassam R$ 2 milhões e o índice de atendimento com o serviço deve ultrapassar 65%.

O gerente regional da Sanepar em Cornélio Procópio, Braulio Leonel, lembra que o trabalho de vistorias está baseado na legislação. “Quando a rede coletora é implantada, o dono do imóvel é obrigado a fazer a ligação. Por isso, a população é orientada sobre as implicações legais, na saúde pública e no meio ambiente”, diz ele.

O imóvel do casal Alfredo e Conceição Villar Ruiz, na região central em Santa Mariana, está ligado à rede coletora de esgoto há pelo menos 10 anos. Proprietário de casas para aluguel, Alfredo demonstrou interesse em receber as orientações sobre o programa da Sanepar e acompanhou as vistorias na rua onde mora. “É muito importante esta ação. Tem um pessoal que liga o esgoto na galeria de água de chuva que vai para o rio. Isto é crime. A gente aqui é muito bem atendido pela Sanepar. Conheço a estação de tratamento de esgoto e sei que o serviço é bem feito”, destacou.

VISTORIA - Durante a vistoria, é aplicado corante nos vasos sanitários, pias, tanques, ralos e saída de máquinas de lavar roupa e louça. Os técnicos verificam se o esgoto com o corante chega corretamente no dispositivo da rede em frente cada imóvel (Dispositivo Tubular de Inspeção -DTI) e nos poços de visita na rua.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o morador é notificado para regularizar a situação dentro de 30 dias. As principais irregularidades são a manutenção da fossa onde já passa a rede coletora de esgoto; o lançamento do esgoto na galeria pluvial; e o direcionamento da água da chuva (calhas e ralos) para a rede de esgoto.

“Os moradores que não tomam as providências necessárias podem sofrer penalidades. O endereço e os tipos de irregularidades são encaminhados aos órgãos de fiscalização, ligados à saúde e ao meio ambiente, que tomam as medidas legais”, esclarece Braulio.


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