Nova Santa Bárbara

Postado dia 10/05/2013

Projeto Casa Quênia coloca município no cenário nacional

da Folha de Londrina

Apesar de recente, com apenas 23 anos, o município de Nova Santa Bárbara tem obtido destaque no cenário nacional, muito pelo projeto Casa Quênia, iniciado em 2004, pelo ex-atleta, Moacir Marconi, conhecido como Coquinho.

Ele recebe atletas quenianos, por até três meses, os prepara e leva para as competições. Em média, passam pela casa cerca de 25 corredores todos os anos.

Coquinho conta que a maioria dos profissionais chegam desconhecidos ao Brasil e ao conseguirem bons resultados em provas nacionais e até internacionais acabam se tornando conhecidos no atletismo. Entre os nomes que passaram por Nova Santa Bárbará estão Priscah Jeptoo, atual campeã da Maratona de Londres, e prata nas Olimpíadas 2012, na mesma cidade e Stanley Biwott, campeão da Maratona de Paris no ano passado. Ambos treinaram no município nos anos de 2006 e 2008.

O treinador comemora ainda o seu mais recente sucesso com Edwin Rotich vencedor da última edição da São Silvestre, além de outras provas do circuito nacional. ''Ainda não tinha visto um atleta meu ter vencido a São Silvestre, foi emocionante'', conta.

Com os resultados cada vez mais expressivos, Coquinho sabe que o nome da cidade também aparece e se diz orgulhoso de morar na localidade. ''Moro aqui desde 2002 e embora não seja natural de Santa Bárbara, hoje tenho orgulho de viver aqui'', afirma.

O treinador, que costuma brincar dizendo que vive em um condomínio fechado, já que Santa Bárbara tem menos de 4 mil habitantes e praticamente nenhuma poluição ou casos de violência como em grandes centros. Ele destaca ainda que o clima da localidade e o terreno se assemelha um pouco ao de Quênia, o que facilita a adaptação dos atletas. ''O terreno é muito parecido, só que aqui é mais fresco e os atletas se acostumam rápido'', pondera.

Na próxima semana, Coquinho deve ir a Curitiba visitar a Secretaria do Estado de Esporte e espera sugerir a construção de uma pista de atletismo no município. A ideia é que além da Casa Quênia, possa ser criado um outro projeto para atender crianças de Santa Bárbara através da atividade.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br