Ibiporã

Postado dia 06/05/2013

Professores visitaram os pontos turísticos de Ibiporã

Um grupo de 15 professores do Colégio SESI de Ibiporã esteve nesta quinta-feira (02/5) percorrendo o circuito cultural e histórico da cidade, com o objetivo de trabalhar esses conteúdos com os seus alunos em sala de aula, já que neste segundo bimestre do ano letivo todas as turmas do colégio irão passar por uma oficina que estudará a história da região e a inserção de Ibiporã na Rota do Café.

O objetivo do colégio com a visita conjunta é que todos terão que trabalhar o tema de forma integrada em suas disciplinas. Outro motivo é que nenhum dos professores é de Ibiporã e por isso muitos não conheciam as instalações e os espaços culturais mantidas pelo poder público municipal. Começaram o roteiro pela antiga Estação Ferroviária (hoje Museu do Café), que foi totalmente restaurada pelos governos municipal e federal e entregue em 2012.

No local, foi recebidos pelo secretário municipal de Cultura, Julio Dutra, e pela equipe do Museu do Café. Receberam material informativo sobre a cultura cafeeira, conheceram os objetos do acervo e assistiram a um dos vídeos do projeto ‘Contos e Causos’.

Da estação, vieram para a praça central conhecer o Museu de Esculturas ao Livre, depois se maravilharam com a Igreja Matriz, construída fundamentalmente com o dinheiro do café, na década de 50, e na sequência percorreram o Cine Teatro Pe. José Zanelli, o Museu Histórico e o Centro do Artesanato.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio SESI, Andrea Colombo, os alunos farão trabalhos para a oficina com o tema: “Pé-Vermelho – da terra e do café”. “Eles vão estudar a História do Norte do Paraná, com o foco em Ibiporã, que é a cidade onde moram. O legal é que Ibiporã tem esses espaços preservados, como a Estação Ferroviária e a Igreja, que tem relação com o café”, afirmou a coordenadora.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br