Nova Santa Bárbara

Postado dia 05/05/2013

Calor e muita poeira é desafio para pilotos no Enduro dos Sobreviventes

Elias Folly, o Fofo, e Péricles Dutra, os campeões

Centenas de pessoas se aglomeraram na praça central de Nova Santa Bárbara para acompanhar a chegada das 88 duplas de pilotos que disputaram o 26º Enduro dos Sobreviventes.

A prova começou no sábado (dia 5), e se estendeu até próximo as 13 horas deste domingo, 6 de maio.

Para o organizador Laerte Pradal, 57, do Trail Clube de Londrina, a edição 2013 do Enduro dos Sobreviventes teve trajeto de 250 quilômetros, entre trechos de serra, estrada e rio. Ele avalia a prova como muito exigente, com alto grau de dificuldade, tendo como principal barreira no sábado o calor e a poeira.

Em sua avaliação, o segredo para ter êxito naquela prova é roteirar bem, ou seja, seguir o trajeto com regularidade, uma vez que o piloto perde ponto se passar atrasado ou mesmo adiantado pelas dezenas de pontos de controle.

O 26º Enduro dos Sobreviventes percorreu trechos de Nova Santa Bárbara, São Jerônimo da Serra e Sapopema. A competição teve pilotos do Paraná (como Apucarana, Londrina, Maringá e região), além de Minas Gerais e São Paulo.

Principal destaque da competição ficou com o grupo de Ponta Grossa, que, com a equipe Batlama, além de várias conquistas em duplas, levou o troféu de maior comitiva. Eles participaram com 15 duplas, totalizando ainda 37 pessoas que prestigiaram o evento.

Na avaliação do piloto Péricles Dutra – que, ao lado de Elias Folly, venceu na categoria Master -, o primeiro dia de prova foi de média complexidade, com bom nível técnico, e trajeto bem seletivo. Porém, a prova de domingo foi mais fraca, com apenas três horas e meia, e fácil, tendo nivelado por baixo.

Aos 48 anos de idade, ele participa de aventura em duas rodas desde 2004. Esse é o segundo ano que compete junto com o piloto Elias, conquistado o vice-campeão em 2012 no Enduro dos Sobreviventes. Elias, o Fofo, de 36 anos, é piloto de aventura desde 1998.

Péricles Dutra já acumula vitórias em seu currículo títulos de campeão Sul Brasileiro, Brasileiro. Copa Norte, além de bi-campeão da Copa Eriton, na Cerapió e Piocerá (competições essas no nordeste brasileiro, compreendendo os estados de Ceará e Piauí).

Como sugestão para se dar bem em enduros, ele cita equipamentos novos, ter preparo físico e mental, pneu novos e revisão na moto para detectar possíveis e futuros problemas na moto, o que faz com que muitos desavisados acabem ficando pelo meio do caminho.

O prefeito de Nova Santa Bárbara, Claudemir Valério (PSDB), o Garrafá, também acompanhou a chegada dos pilotos e participou da entrega de troféus aos campeões das três categorias.


MASTER     SÊNIOR     JÚNIOR  
  Pilotos Cidade   Pilotos Cidade   Pilotos Cidade
1º   
Péricles Dutra / Fofo
Londrina 1º   
Idenilson / Juliano Butina
Castro 1º  
Gláucio / Ricardo Antunes
Londrina
Nilton / Gafieira
Sabáudia Guilherme / Diogo Barbosa
Cambé Elias Neto / Guilherme Ramos
Telêmaco Borba
Marcelo Antunes / Lauro Manys
Ponta Grossa Wagner / Reginaldo Mazzei
Sabáudia  
Tarcísio Thyrso / Marcos Mori
Paranapanema
                 

PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE EVENTO, CLIQUE AQUI

grupo de Borrazópolis (PR) Thaís Fernanda, do site Revelia Laerte Pradal, o Pakinha


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br