Andirá

Postado dia 23/04/2013

Encontro regional trata sobre captação de verba para a saúde

do Portal JNN

A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) reuniu na sua sede, em Santo Antônio da Platina, na manhã de sexta-feira (19), vários secretários de saúde e de educação das cidades afiliadas para o encontro de orientação e esclarecimentos “Sistemas de Captação de Recursos - Saúde e Educação”.

A secretária de saúde de Andirá, Cleusa Guimarães, participou do encontro, que foi dividido em dois segmentos: observações teóricas e uma dinâmica com exemplificações práticas de como preencher os documentos disponibilizados pelos sistemas do Ministério da Saúde.

Todas as dúvidas dos participantes convenientes à captação de verba para a saúde foram explicadas pelo especialista em projetos, Mário Gusman. Ele comentou sobre a sua experiência na área e passou algumas nuances de procedimentos rápidos para evitar excessos na elaboração dos documentos de pedidos de verba aos detalhamentos das ferramentas disponibilizadas na internet pelo Ministério da Saúde.

Gusman explicou os critérios mais importantes na hora do preenchimento dos dados exigidos pelo Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), que monitora todas as obras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Academias da Saúde; fez algumas ponderações a respeito do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), que é um instrumento para a gestão pública da área voltada à transparência das aplicações dos recursos públicos e também sobre o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), operacionalizador dos Sistemas de Informações em Saúde.

“Além dos projetos, que devem ser muito bem elaborados tecnicamente, os gestores de saúde tem de estar atentos às ações políticas em benefício desses projetos. Essas ações são importantes, pois são aliadas na aprovação das verbas”, revelou Gusman durante as suas considerações finais.

Para a Cleusa Guimarães, todo e qualquer ação bem esclarecida e em benefício da população é bem vinda. “A união de forças em prol dos sistemas de saúde das cidades é fundamental, por isso busco mais esclarecimentos com o objetivo de atingir as metas por meio de conquistas financeiras em benefício da população. Em Andirá vamos aproveitar os benefícios disponibilizados tanto pelo Governo Federal, como pelo governo Estadual. Encontros assim também são importantes para a troca de ideias com os colegas de saúde de outros municípios”, finalizou Cleusa Guimarães.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br