Finanças e Negócios

Postado dia 09/04/2013

Empresa de Apucarana vai fazer produtos para Copa do Mundo e das Confederações

do Paranashop

A Boneleska, pequena empresa de Apucarana, no norte do Paraná, é a primeira do Estado - e uma das primeiras do Brasil - a conquistar licenciamento para produzir e vender produtos oficiais com a marca Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O licenciamento, que é obrigatório, uma vez que tudo ligado aos dois eventos - nomes, marcas e produtos - é de propriedade da FIFA, está entre as oportunidades de negócios geradas com a realização do Mundial.
 
Desde 1994 no mercado, a pequena empresa produz uma linha completa de bonés, chapéus e gorros. A qualidade dos produtos e a especialização em produzir uma linha infantil já garantiram a Boneleska a licença de comercialização de marcas como Walt Disney.
 
O know-how no segmento de licenciamento e a participação no Programa Sebrae 2014, iniciativa realizada nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo para auxiliar as micro e pequenas empresas a identificarem oportunidades de negócios, contribuíram para que a Boneleska conquistasse o direito de licenciar os produtos com o selo oficial dos dois eventos.
 
Uma parceria firmada entre o Sebrae Nacional e a Globo Marcas – agente de licenciamento oficial da FIFA – prevê que a entidade reúna as empresas e projetos que estão dentro do padrão para o licenciamento. Já as propostas de produção e venda ou de ponto de venda são avaliadas pela Globo Marcas.
 
Por meio do Programa Sebrae 2014, representantes da Globo Marcas estiveram em Apucarana para conversar com os empresários do setor do vestuário, uma dos segmentos econômicos que será impactado diretamente com a realização do Mundial.
 
No encontro, a Boneleska, que já mantinha uma relação com a Globo Marcas, teve a oportunidade de fazer um contato mais direto com os representantes da empresa. Entre os requisitos observados pela agente de licenciamento oficial da FIFA, a Globo Marcas avalia justamente o padrão de competitividade das empresas interessadas, para identificar se o empreendimento atende aos requisitos para ser parceiro da FIFA/Globo Marcas.
 
O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR e gestor da iniciativa, no Estado, Aldo Cesar Carvalho, reforça que o direito de licenciar a marca FIFA, nos eventos Copa das Confederações e Copa do Mundo em produtos foi uma conquista para a empresa paranaense. “É muito representativo, porque esse processo de licenciamento está muito próximo das grandes empresas. Com a parceria com a Globo Marcas, o Sebrae é um aglutinador desses pequenos negócios, ajudando a fazer essa aproximação”, explica Aldo Carvalho.
 
O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, José Henrique Martins, explica que a produção de bonés ganha potencial com a realização de eventos esportivos e que os empresários da cidade, reconhecida como a Capital do Boné, estão atentos ao processo de licenciamento como uma oportunidade de, além de conquistar visibilidade, ampliar canais de comercialização.
 
“A Boneleska foi a primeira empresa de Apucarana a conseguir o licenciamento de produtos para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, processo que, com a Globo Marcas, permite que o empresário comercialize a sua produção para os seus clientes, as redes de varejo. E esse canal direto de venda é importante para os empresários”, observa José Henrique Martins.
 
A Boneleska integra o Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés de Apucarana. Com o apoio de entidades como o Sebrae/PR e o trabalho cooperado realizado, mais de 160 empresas estão potencializando resultados e transformando a cidade em uma referência nacional na produção de bonés.
 
Com o licenciamento para produzir bonés, chapéus, bandanas e gorros, a empresária Siumara Miquelin da Costa, que assinou o contrato com a Globo Marcas, na última sexta-feira, dia 5, em São Paulo, está animada.
 
“Estamos muito felizes, porque são eventos grandes, que mexem tanto com o fator emocional, por serem realizados no Brasil, como fator comercial da empresa. Nós percebemos que tínhamos condições de tentar o licenciamento dos produtos, que devem seguir o padrão determinados pela FIFA”, observa a empresária.

Siumara da Costa ainda conta que a produção de material para a Copa das Confederações começa já nesta semana. “Já para a Copa do Mundo, acredito que a grande procura começará ano que vem. Com o licenciamento, podemos vender para as empresas que comercializarão produtos nos estádios e, também, para os nossos clientes, que terão a certeza que estão vendendo produtos oficiais”, ressalta.


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