Veja Também -
- MP requer vagas em creches e pré-escolas a todas as crianças
- Luana Gabriella faz primeiro show em 22 de novembro
- Prefeitura abre inscrições para contratar agentes sanitários
- Prefeitura de Ibiporã abre teste seletivo para contratar professores
- MP pede revogação de 20 leis de doação terrenos
- Veja + Ibiporã
Ibiporã
Postado dia 16/03/2013
Socorrista do Samu recebe medalha por parto em ambulância
O socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Ibiporã, Fábio Rodrigues, recebeu esta semana das mãos do prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, e da secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, uma medalha de honra ao mérito em reconhecimento a um ato de coragem e profissionalismo que garantiu que uma nova vida viesse ao mundo.
Na madrugada de segunda para terça-feira (12) Rodrigues precisou realizar um parto na ambulância. "A Central de Regulação solicitou a transferência de uma gestante de risco do Hospital São Camilo, em Jataizinho, para o Hospital Universitária (HU), em Londrina. A jovem, de 22 anos, que estava grávida de 40 semanas, entrou em trabalho de parto ainda dentro do veículo - o bebê já estava coroando - e não houve tempo para chegar ao HU", contou Rodrigues.
A segurança, agilidade e profissionalismo do socorrista foram fundamentais para que mãe e filha, a pequena Ana Vitória, passassem bem. "Como a paciente era epiléptica e estava sentindo muita dor tinha receio que ela convulsionasse e colocasse a vida do bebê em risco. Precisei agir rápido e transmitir segurança à mãe para que também fizesse a parte dela", comentou o socorrista. De acordo com o Rodrigues, a rapidez, segurança e tranqüilidade do condutor da ambulância, Thiago, foram fundamentais no suporte ao atendimento. Segundo a assessoria de imprensa do HU, mãe e bebê receberam alta na tarde desta quinta-feira (14).
É a segunda vez que Rodrigues realiza um parto - a primeira foi dentro do Hospital Cristo Rei. "Apesar da experiência no atendimento a casos de urgência e emergência, fiquei surpreso com a situação. Mas na hora pedi a Deus que me concedesse serenidade para fazer o que sabia e deu tudo certo", afirmou.
A secretária de Saúde elogiou o trabalho da equipe. "É primeira que acontece um parto dentro da ambulância com a nossa equipe de servidores. Foi um ato de coragem e heroísmo que merece o reconhecimento do poder público e da sociedade. O Fábio soube manter a firmeza e tranquilidade para apoiar a mãe neste momento especial", ressaltou.
O socorrista, servidor da Prefeitura Municipal de Ibiporã há três anos, e há dois meses trabalhando no Samu, agradeceu o reconhecimento. "Nosso trabalho é muito desgastante. A medalha é uma forma de valorizá-lo e nos incentiva a servir cada vez com mais carinho e dedicação", enfatizou.