São Jerônimo da Serra

Postado dia 07/03/2011

Vice-prefeitos não são aproveitados, diz João Luiz Perusso

Apesar de não serem devidamente aproveitados na maioria dos municípios, os vice-prefeitos querem trabalhar e ajudar sua comunidade.

A avaliação é do vice-prefeito de São Jerônimo da Serra, o advogado João Luiz Perusso. Trabalhando de forma integral em prol de sua comunidade, na semana passada ele esteve novamente em Curitiba onde estabeleceu contatos na Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e na Secretaria Estadual de Saúde.

A seguir principais trechos de sua entrevista, concedida na noite da última segunda-feira, 28 de fevereiro, durante jantar na residência do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, que atualmente responde pela Secretaria de Estado do Emprego, Relações do Trabalho e Promoção Social:

Revelia: Como tem sido essa sua participação na administração municipal de São Jerônimo da Serra?

Vice-prefeito João Luiz Perusso: Quando, no primeiro mandato, nós acertamos com o prefeito (Carlos Sutil, o Carmo), ele me perguntou da possibilidade de eu ajudar na administração da prefeitura. O prefeito inteligentemente me colocou dentro da prefeitura, onde eu o auxilio todos os dias em tempo integral. Acho que na maioria dos municípios os vice-prefeitos não são aproveitados, e tem um monte de vice aí que quer trabalhar, ajudar, pois eles já recebem suas remunerações sem ajudar a população. No caso especifico lá da prefeitura de São Jerônimo da Serra, o vice trabalha todos os dias ajudando a população, e hoje (em Curitiba) estou representando o prefeito.

Revelia: Na condição então de quem trabalha diariamente em prol da população de seu município, quais são os projetos que o senhor está pleiteando junto ao governo estadual atualmente?

Perusso: Hoje já temos a licitação da construção do Fórum lá em São Jerônimo da Serra, uma obra com 1,7 mil metros quadrados. Na reunião da Cohapar, realizada na semana passada, ficou mais ou menos decidido sobre as 250 casas a ser implantadas no município. Recentemente também fomos à Secretaria Estadual de Saúde para a gente ver se consegue todo o material para o centro cirúrgico do hospital municipal, que é o sonho da população ordeira e trabalhadora de São Jerônimo. O sonho da população é que os filhos de São Jerônimo nasçam em São Jerônimo, e não em Assaí, Uraí, Cornélio Procópio ou Londrina, como tem acontecido há muitos anos. Se Deus quiser, nos próximos 6 a 8 meses nós estaremos com o centro cirúrgico funcionando e as mulheres ganhando suas crianças ali em São Jerônimo da Serra.

 

Revelia: Se o senhor fizesse um balanço das principais realizações nesses sete anos de governo municipal, o que destacaria?

 
  com o prefeito Garrafa, de Nova Santa Bárbara

Perusso: Para você ter uma idéia, quando assumimos, a prefeitura não era informatizada. Outra coisa é que todos os municípios necessitam de nove certidões negativas para ficar com o cadastro limpo, podendo se utilizar financiamento, das verbas do governo estadual e federal. Porém, quando nós assumimos, São Jerônimo da Serra não tinha nenhuma certidão.

Resolvemos essa pendência, e construímos escolas, recuperamos asfalto, construímos pedra irregular, compramos 12 Kombi 0Km. O município tem 147 anos, e nunca tinha conseguido um ônibus novo sequer. Nesses 7 anos, nós conseguimos 7 ônibus 0Km mais 2 usados. Conseguimos também um ônibus Scania junto à Receita Federal para fazer o transporte universitário.

Quando assumimos, na saúde existia dois médicos; e hoje nós temos 9 que atendem não só a sede como todos os bairros e distritos do município. Existia também apenas duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), e hoje existe 5.  PSF. Construímos ainda postos de saúde no distrito de Terra Nova, de São João do Pinhal, e reformamos e ampliamos o posto de saúde de São Jerônimo da Serra. Atualmente estamos reformando o hospital existente lá, onde vamos construir o centro cirúrgico.

 

Revelia: A que o senhor atribui todas essas conquistas registradas em seu município nesses últimos sete anos?

Perusso: Muita luta, muita honestidade, muita vontade de realizar. Veja bem, o Carmo e eu nascemos em São Jerônimo da Serra, mas nossos pais e avós também nasceram no município. Então nós temos o compromisso com o povo de São Jerônimo da Serra, uma vez que ficou comprovado nesses anos de nossa administração que se tiver vontade você realiza. Além disso, a ajuda que tivemos do Romanelli e do Alex Canziani foi também fundamental para que a gente tivesse conseguido essas conquistas.

Revelia: O senhor costuma dizer que a administração Carmo/João Luiz Perusso havia encontrado um “município totalmente destruído”. O que melhorou então nesses últimos anos?

Perusso: Nesses últimos anos nós trabalhamos todos os dias para melhorar a vida da população do município. Compramos motoniveladoras, compramos quatro caminhões, entregamos 146 casas populares. Então se eu falar para você tudo que nós fizemos, a gente tem até que recorrer a um caderno. Para se ter uma idéia, quando assumimos São Jerônimo da Serra só recebia água tratada na sede do município, e ainda muito precário. Hoje nós temos água tratada em quase todos os bairros e distritos. Está faltando apenas o bairro da Taquara e do Caratuva. Estamos também concluindo o sistema de Terra Nova, que é um distrito com mais ou menos 3 mil habitantes, com investimentos de quase R$ 500 mil.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br