Ribeirâo do Pinhal

Postado dia 13/01/2013

Bairro da Jacutinga festeja Folia de Reis há 74 anos

do Tá No Site

A família Dutra de Ribeirão do Pinhal promoveu no último fim de semana, a festa da Folia de Reis no bairro Jacutinga. Tradicional há 74 anos, a festa contou com centenas de visitantes e teve almoço e sorvetes distribuídos gratuitamente, conseguidos através das doações dos devotos.

A festa em homenagem aos Reis Magos é mantida pela família Dutra, e foi trazida de Minas Gerais pelo patriarca Ambrósio Dutra da Silva e sua esposa Maria Cândida, e se mantém viva há seis gerações. Desde o mês de dezembro os foliões iniciaram visitam as famílias que aceitam receber a bandeira para pedir bênçãos aos Santos Reis e em agradecimentos fazem doações para festa. Eles percorreram casas em Ribeirão do Pinhal e também em outras cidades como Congonhinhas e Santo Antonio da Platina.

A peregrinação é composta por músicos e foliões, que caminham pelas ruas e batem às portas de cada casa, onde pedem para entrar e anunciam o nascimento do Menino Jesus. Após os cânticos, a Folia de Reis deixa na casa as bênçãos do Senhor Menino e faz a despedida. Os grupos de foliões representam a viagem dos três Reis Magos que seguiam a estrela guia até o encontro do Menino Jesus. Nas visitas, os foliões costumam passar a bandeira pela casa dos anfitriões para pedir bênçãos aos Santos Reis e estes para retribuir fazem doações para realização da festa.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br