Curiúva

Postado dia 07/09/2012

Projeto Educando com Horta beneficia município da região

Projeto Educando com Horta beneficia Curiúva

do NP Diário

O projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, proposto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), selecionou 200 municípios brasileiros para formação de agentes que dinamizem a alimentação escolar no espaço educativo, a partir da gastronomia e sustentabilidade. O município de Curiúva está entre os selecionados e é o único representante do Norte Pioneiro. O processo seletivo considerou as 200 primeiras prefeituras inscritas.
Para a devida aplicação do projeto, as equipes multidisciplinares, formadas por pedagogos, nutricionistas, coordenadores da Alimentação Escolar e Meio Ambiente, deverão passar por freqüentes treinamentos. A equipe curiuvense é formada pelas secretárias municipais Nilcéa Edite Ajuz Weigert (Educação), Leamar Regina Brancalhão (Agricultura), Eliandra Terezinha Perincel (pedagoga) e Taniclear Becker (nutricionista).  As primeiras capacitações foram realizadas em Florianópolis-SC, polo responsável pela região sul do país, e as demais em Brasília-DF. 
Segundo a nutricionista responsável pela merenda escolar de Curiúva, alguns aspectos devem ser levados em consideração para a correta seleção dos alimentos ofertados nas escolas, tais como: origem, qualidade, preparo, padrões de consumo, distribuição e acesso. Os hortifrutigranjeiros devem ser adquiridos preferencialmente de produtores rurais da região e/ou cooperativas, e privilegiar alimentos com maior valor nutricional. Outro fator importante é identificar e reproduzir hábitos alimentares regionais, bem com a diversificação nas formas de preparo das refeições. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisas realizadas em 2011 revelam que cada cidadão brasileiro compra anualmente 37 quilos de hortaliças e desperdiça outros 28 quilos.
O projeto tem como objetivo disseminar a prática do consumo integral dos alimentos e utilizar as hortas escolares como eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável, saborosa e ambientalmente sustentável, de forma que quatro áreas de conhecimento convirjam - Educação, Nutrição, Gastronomia e Meio Ambiente. 
As escolas do campo de Curiúva já possuem hortas. A Escola Rural Municipal Boa Vista tornou-se referência regional em aplicação do Programa Escola Ativa, iniciativa do Ministério da Educação que visa a valorização das escolas do campo e a consequente melhora no desempenho escolar dos alunos, bem como a contenção do crescente fenômeno do êxodo rural. A horta implantada sob a supervisão dos professores Anair dos Santos Bueno e Heliton Révis Pereira da Silva supre as necessidades de toda a escola.
Os treinamentos do projeto terão carga horária de 112 horas, sendo 32 correspondentes a aulas virtuais. Os coordenadores locais deverão assegurar a formação mínima de 50 profissionais, incluindo 10 merendeiras, 30 professores, 20 diretores, coordenadores pedagógicos, nutricionistas e/ou demais servidores. O projeto deverá ser implantado em cinco escolas e conter registros de todas as atividades, de modo que as prefeituras selecionadas tornem-se referenciais para o restante do país.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br