Eleições

Postado dia 14/07/2012

Justiça condena eleitores por terem vendido o voto em Londrina

do G1

Nesta sexta-feira (13), 23 eleitores de Londrina, no norte do Paraná, precisaram ir até a Justiça Eleitoral da cidade para assinar um termo de compromisso. Eles foram condenados por terem vendido os votos, nas eleições para vereador de 2008. Esta foi a segunda vez na história de Londrina que eleitores foram condenados por esse motivo.

O Ministério Público avalia que é muito difícil de se provar esse tipo de corrupção. “É muito difícil detectar a corrupção eleitoral, porque tanto o corruptor, quanto aquela pessoa que se corrompe, que vende o voto, são processados criminalmente. Como esse tipo de acordo é feito veladamente entre ambos, é muito difícil que se demonstre a ocorrência desses fatos e que eles sejam levados à Justiça”, diz o promotor Cláudio Esteves.

A juíza eleitoral Zilda Romero diz que a preocupação da Justiça é garantir os interesses da coletividade. “Quem oferece benefícios em troca do voto, vai visar sempre o benefício próprio e não o benefício de uma coletividade. O que nós queremos são bons administradores”, explica.

Dinheiro para remédios

O aposentado Manuel Dutra diz que vendeu o voto em troca de dinheiro para um tratamento médico. “Eu tenho pressão alta e não tinha o dinheiro para comprar o remédio. Aí, minha nora chegou e perguntou se eu queria dar o voto em troca de R$ 30. Aí, eu peguei”, conta. “Fizemos errado e estamos aí para pagar”, afirma a doméstica Lucinéia Camargo, que também foi condenada.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br