Veja Também -
- Por ciúmes, homem espanca e esfaqueia namorada em Cornélio
- Justiça proíbe índios de fechar rodovia no norte do Paraná
- Prefeitura quita ação trabalhista com recursos da Educação
- Câmara de Vereadores discute projeto polêmico na segunda-feira
- MP orienta escolas de Ibiporã e Jataizinho sobre bullying
- Veja + Jataizinho
Jataizinho
Postado dia 13/06/2012
Tribunal de Justiça desvincula Jataizinho da comarca de Uraí
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Miguel Kfouri Neto, autorizou a desvinculação do município de Jataizinho da comarca de Uraí e sua integração à comarca da região metropolitana de Londrina.
O pedido foi feito pelo deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) atendendo a reivindicações de moradores de Uraí e Jataizinho e funcionários dos Judiciários locais.
"Recebi pedidos do promotor de Uraí, da juíza e dos dois prefeitos para tentar esta mudança. Todos os processos de Jataizinho eram mandados para Uraí e havia muita dificuldade para as famílias, principalmente as de baixa renda, se locomoverem até Uraí. Até a cadeia da cidade tem entre 70% e 80% dos presos que são de Jataizinho", explicou.
De acordo com a juíza da comarca de Uraí, Ana Cristina Cremonezi, a mudança vai melhorar o atendimento à população. "Vamos acelerar a prestação jurisdicional, já que o número de processos em andamento diminuirá". A comarca tem 8.151 processos em trâmite.
O pleito também deve melhorar a prestação jurisdicional para a população de Jataizinho. "Atualmente, os jataienses têm dificuldade no deslocamento à Uraí, pois existe apenas um horário de ônibus ligando os dois municípios, que são separados pela segunda praça de pedágio mais cara do Paraná", relatou.
Cheida apresentou o pleito em abril, por meio de ofício, e se reuniu com Kfouri acompanhado por uma comitiva de Uraí na última semana. Nos próximos dias, o TJ-PR deve enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei determinando a mudança. A medida beneficia quase 30 mil habitantes da comarca de Uraí, que abrange os municípios de Jataizinho, Rancho Alegre e Uraí.