Ribeirâo do Pinhal

Postado dia 09/03/2012

Projetos propiciam recreação e atividades físicas à população

Dois projetos paralelos vêm mudando as tardes de domingo de moradores em diversos bairros de Ribeirão do Pinhal. Denominadas ''Rua do Lazer'' e ''Rua do Esporte''. As iniciativas visam levar recreação e atividades físicas à população local.

O secretário de Esportes do município, Willian Paiva explica que os projetos nasceram seguindo modelos parecidos que tinham sido trabalhados em outras cidades da região. ''Nos tempos de faculdade já desenvolvia algo desse tipo em municípios próximos, melhoramos a ideia inicial e estamos implantando aqui'', revela.

Uma parceria entre as Secretarias de Esportes, de Assistência Social e a Prefeitura torna possível o desenvolvimento de brincadeiras como, pinturas de rosto e livre, volleyxiga, betes, cama elástica, futebol, handebol e basquete de rua, entre outras. Uma equipe de 10 pessoas monitora as brincadeiras. ''A prefeitura e as secretarias fornecem todo o material necessário, como bolas, redes, tinta. A rua é interditada para não ter risco de ninguém se machucar e até os pais participam'', afirma Paiva.

O secretário esclarece que Ribeirão do Pinhal tem 15 bairros e dois distritos - Jacutinga e Triolândia - e para atender o maior número possível de pessoas a cidade foi dividida em sete microrregiões. Ele avisa ainda que no domingo são trabalhadas as atividades da ''Rua do Lazer'' das 14 às 17 horas. Na semana seguinte, no mesmo dia e horário é a vez da ''Rua do Esporte'' ''Só devem participar moradores daquela região, assim poderemos atender a todos e com qualidade'', orienta.

De acordo com Paiva são escolhidas ruas centrais de cada uma das microrregiões também para facilitar o acesso dos moradores. As atividades têm reunido aproximadamente 300 pessoas por semana.

Durante a ''Rua do Esporte'' um terreno baldio é escolhido e com a autorização da prefeitura 

um campo de futebol é inaugurado ali. ''Essa é a chance das crianças e dos demais moradores continuarem brincando enquanto os projetos não passam por ali novamente'', diz.

Embora recente, o secretário vê potencial nas atividades, tanto para a recreação quanto para encontrar talentos do esporte. Outro ponto positivo observado por Paiva é a aprovação popular que costumam auxiliar no transcorrer das atividades.

Tantos aspectos positivos fazem ele projetar a ampliação dos projetos. ''Hoje atendemos duas regiões por mês, mas, planejamos aumentar nossa equipe e encurtar o espaço de atendimento a população'', vislumbra.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br