Geral

Postado dia 21/04/2025 às 11:17:06

Camerlengo governa a Santa Sé após morte de papa Francisco

Quando um papa está ausente, seja por renúncia, como aconteceu com Bento 16, ou por morte, outra autoridade da Igreja Católica assume o controle administrativo da Santa Sé: o camerlengo.

Quem é camerlengo

É um dos cargos cuja validade não termina quando um papa morre. O camerlengo continua despachando os assuntos cotidianos da Santa Sé e prestando contas ao Colégio dos Cardeais, como ele faria ao pontífice se este estivesse vivo.

No passado, era o camerlengo quem atestava a morte do papa chamando-o pelo nome de batismo três vezes, enquanto batia levemente em sua cabeça com um martelo de prata. Só então ele declarava: o "papa está realmente morto". O gesto foi substituído com a colocação de um véu sobre o pontífice.

É o camerlengo quem comunica a morte do papa ao cardeal-vigário de Roma e, consequentemente, ao povo da Igreja Católica. Historicamente, este cardeal ainda destrói o anel do pescador ao confirmar o falecimento, joia usada pelos pontífices para assinar documentos. O objetivo é evitar falsificações, mas este ritual coloca fim simbólico ao papado.

Em maio de 2013, o papa Francisco recebeu das mãos do então cardeal camerlengo, Angelo Solano, o seu anel do pescador, que simboliza o compromisso, a entrega e a dedicação do pontífice à Igreja Católica

Em maio de 2013, o papa Francisco recebeu das mãos do então cardeal camerlengo, Angelo Solano, o seu anel do pescador, que simboliza o compromisso, a entrega e a dedicação do pontífice à Igreja Católica

Imediatamente, o camerlengo sela o quarto do papa e seu escritório e toma posse do Palácio Apostólico. Este também é selado em seguida e o camerlengo ordena o início do preparo do corpo do falecido pontífice.

É ele também quem estabelece como será realizado o sepultamento do pontífice, após ouvir outros cardeais, geralmente seguindo orientações deixadas pelo falecido. Além disso, é responsabilidade do camerlengo escolher a data do conclave, que elege um novo papa, e acertar os preparativos para a eleição na Capela Sistina. Também cardeal eleitor que escolherá o novo papa, camerlengo ainda recebe o juramento de que o voto será secreto por parte dos cardeais.

Irlandês é o atual camerlengo

Desde 2019, o cardeal de origem irlandesa, Kevin Farrell, 77, ocupa o posto. Ele foi apontado pelo próprio papa Francisco para a posição que estava vaga desde 2018, com a morte de Jean-Louis Tauran. O francês anunciou da sacada central da basílica a eleição de Jorge Mario Bergoglio como papa em 2013.

Como camerlengo, Farrell preside a Câmara Apostólica. O órgão é uma espécie de conselho financeiro da Igreja Católica, que desempenha a função de preservar e administrar os bens da Santa Sé. Ou seja, ele toma decisões financeiras e administrativas enquanto o papa está ausente.

Ordenado padre em 1978, ele iniciou sua vida religiosa em Monterrey, no México, tendo sido arcebispo de Dallas (EUA), e oficializado pelo papa Francisco como cardeal da Igreja Católica, após o consistório (reunião do Colégio de Cardeais) em 19 de novembro de 2016.

Em 1995, ele havia se tornado monsenhor, em 1995, nomeado como bispo auxiliar, pelo então papa João Paulo 2º , em 2001, e como bispo de Dallas, por designação do papa Bento 16, em 2007.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2025 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br