Norte do Paraná

Postado dia 23/07/2024 às 23:31:42

Da polêmica envolvendo atropelamento no centro de Assaí

Uma senhora tentava cruzar a rua Souza Naves, quando foi atingida por um veículo que seguia no sentido rua Getúlio Vargas/avenida Rio de Janeiro, na região central de Assaí (PR). A mulher acabou arrastada por cerca de dois metros no capô do carro, até cair ao chão.

O acidente rendeu dezenas de comentários, de quem atribuía responsabilidade à pedestre, à condutora e ainda a ambas.

De acordo com o artigo 69, do Código de Trânsito Brasileiro, para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele.

No entanto, principalmente em cidades pequenas, é bastante comum as pessoas cruzarem a via pública bem longe das faixas de pedestres, ainda seguindo em diagonal.

No caso do acidente registrado em vídeo, percebe-se a senhora havia pisado inicialmente na pista de rolamento bem antes de a motorista ter alcançado aquela quadra.

Consoante o inciso II do artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas.

Nesse sentido, ainda que algum pedestre tente cruzar a pista, que o motorista esteja dirigindo contra o sol, tal condutor deve tomar algumas medidas para garantir a segurança no trânsito - como uso do quebra-sol, redução da velocidade e atenção redobrada.

Ainda de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos de maior porte devem sempre zelar pela segurança dos menores, e os motorizados devem cuidar dos não motorizados, incluindo os pedestres.

CONFIRA A SEGUIR:

 
REPERCUSSÃO:

Everaldo Borges - "Pelo que eu vi não tinha movimento nenhum de carro e a distância entre o carro e a senhora era longa demais. Agora é saber se o sol nasce para lá ou para cá. Isso deve ser averiguado pelas autoridades competentes".
 
Esmiagol Sincero - " É o que dá andar no meio da rua, e pelo que notei no vídeo, o sol está contra a visão dos motoristas que sobem a rua sentido a avenida".
 
Camila Souza - "A pessoa nem tentou diminuir a velocidade. Provavelmente tava no celular ".
 
Larissa Carvalho - "Provavelmente o sol atrapalhou a visão do motorista, mas errado está o pedestre de não atravessar na faixa. E Infelizmente ela nem teve o cuidado de olhar para os lados ao atravessa também!"
 
Fraan Alves - " bom e nítido que o sol atrapalhou a mulher. Graças a Deus, não foi grave, bom espero que não". 
 
Lucinéia Almeida Santos - "Falta de atenção das duas mulheres, infelizmente os pedestres de Assai pensam que a pista foi feita pra eles passar calmamente sem pressa".
 
Marcos Souza - "Pedestre estava errada por andar dessa forma na rua. Pelo que eu vi no vídeo é uma senhora, deveria estar acompanhada de alguém para poder ajudar na locomoção".
 
Brenda Dam Oliveira - "Vários erros numa imagem só.  O carro não estava nem pra direita e nem pra esquerda e sim no meio da via. A senhora atravessou sem atenção e rapidez. Independente de sol ou chuva a atenção de motoristas é 100% útil pra evitar várias situações".
 
Kauhana Fernandes Eduardo - "A luz do sol neste horário nesta rua é terrível , não dá para enxergar nada muito a frente. Graças a Deus, não teve nada grave ….. então para quem está tendo achismos, passa nesta rua as 8:00 da manhã para tirar suas conclusões antes de falar algo que não sabe".
 
Ars Metalúrgica - "Pessoa deve tá cega em uma rua que passa uma carreta, conseguir atropelar alguém".
 
Rafael Miller - "Concordo com vários palpites, o sol atrapalha sim. Mas é aí que entra a malícia ou experiência de muitos motoristas que é não olhar diretamente pra frente, mas também dividir a visão pra laterais".
 
Jorge Porfírio - "A faixa está na esquina, olha onde ela foi atravessar. Tem gente que acha que a rua foi feita para andar a pé".
 
Márcio Sega - "Pelo que vi o sol da manhã atrapalhou a visão da motorista. Ainda bem que ela estava devagar.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br