Veja Também -
- Alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz
- Suplente é preso por suspeita de mandar matar vereador eleito no Paraná
- Lídia Maejima é a primeira mulher eleita presidente do TJ-PR
- Edimar Santos, da CNM, participa do Encontro Novos Gestores Paraíba 2025-2028
- MPF pede conclusão de demarcação de território quilombola em Uraí, no Norte do Paraná
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 26/10/2023 às 01:04:06
Prefeito Edimar Santos tem colocado o Paraná em evidência nacional
Vereador por dois mandatos, ex-presidente do Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná), ex-diretor da 18° Regional de Saúde de Cornélio Procópio e atual prefeito de Santa Cecília do Pavão, no cargo pela quarta vez, o empresário Edimar Aparecido Pereira dos Santos tem chegado onde liderança alguma da região ousou pisar, na defesa de pautas municipalistas.
Presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ele representou os municípios do Sul do Brasil em sessão especial do Senado Federal sobre a Reforma Tributária (PEC 45/2019), em Brasília (DF), há duas semanas. Tratava-se da defesa de que a pretendida reforma garanta mais recursos e autonomia também para os municípios do estado do Paraná e do Brasil.
Também na capital federal, sua agenda nesta quarta-feira (25) consiste na solenidade conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de instalação do Conselho da Federação. O novo órgão pretende reunir governo federal, governadores e representantes de entidades municipalistas.
O conselho foi criado em abril deste ano com o objetivo de incentivar estratégias conjuntas entre União, estados e municípios para implementar ações que incentivem o desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Nesta primeira reunião do Conselho da Federação também participaram o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), entre outros.
Já no Paraná, entre seus inúmeros compromissos, o presidente da AMP, Edimar Santos, acompanha de perto a instalação, pela Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar das Associações e Consórcios, iniciativa proposta prlo deputado estadual.
Tal iniciativa atende a chamamento da AMP que, ainda em setembro, havia conduzido a campanha “Sem repasse justo, não dá!” , com mobilização das principais lideranças políticas em defesa de interesses do Estado.
Presidida por Edimar Santos, a AMP buscou, por meio da ação denominada de Paraná Mobilizado, também estreita articulação de lideranças estaduais para influenciar o debate e votação pelo Congresso Nacional de pautas de interesse do municípios - como queda de valores repassados pela União.