Veja Também -
'Confessou um crime de corrupção. Pois bem, corrupto é', diz deputado Renato Freitas sobre presidente da Assembleia
OAB pede renúncia de Traiano da presidência da Assembleia Legislativa
TJPR derruba liminar que impedia divulgação de corrupção na Assembleia Legislativa
Já tem até pesquisa para substituto: políticos apostam na cassação de Moro
TRT-9: Cooperativa pagará R$ 500 mil por coagir voto em Bolsonaro
- Veja + Política
Política
Postado dia 25/10/2023 às 17:21:02
Gaeco recolhe documentos em gabinete do deputado Ricardo Arruda, suspeito de rachadinha

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) realizou, na manhã desta quarta-feira (25), uma operação em endereços ligados ao deputado estadual Ricardo Arruda (PL) para investigar crimes contra a administração pública, como rachadinha.
Segundo o MP, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Curitiba e nas cidades paulistas de Espírito Santo do Pinhal e São Paulo.
Um dos endereços alvo da operação foi o gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ordens também foram cumpridas na casa do deputado.
Conforme o MP, Arruda é suspeito de exigir o compartilhamento de salários de assessores e de dissimular a origem ilícita do dinheiro. A investigação é conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (Subjur).
Em nota, a defesa do deputado disse que a operação fez "uma busca desnecessária, decorrente de uma investigação de 2020, já devidamente elucidada." Leia a íntegra abaixo.
O caso tramita em segredo de justiça. Os mandados cumpridos foram autorizados pelo órgão especial do Tribunal de Justiça (TJ-PR).
Uma das ordem judiciais determinou que fossem apreendidos elementos "de convicção de alguma forma ligados à prática dos crimes investigados nesses autos, bem como de aparelhos telefônicos/smartphones, computadores, HDs, pen drives [...] que possam trazer à tona novos indícios, necessários ao aprofundamento das investigação".
Na operação desta quarta, armas do deputado também foram apreendidas. A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Civil (PC-PR) e do MP de São Paulo.
O MP disse que a Alep colabora para elucidação da investigação. O g1 aguarda retorno Assembleia Legislativa para comentar a operação.
Deputado também é investigado por tráfico de influência
Em março deste ano, o g1 e a RPC revelaram que o deputado Arruda é investigado pelo MP-PR por tráfico de influência. A denúncia é de 2020, entretanto, se tornou pública após queda de sigilo neste ano.
Arruda foi denunciado pelo órgão por suspeita de receber quase meio milhão de reais para influenciar o avanço de pedidos de terceiros junto ao Governo do Paraná e ao Judiciário.
Na época, ele falou que a denúncia não tinha provas e fez acusações contra assessores.