Política

Postado dia 28/04/2023 às 18:48:28

Vereador de Curitiba é criticado após dizer que hip hop tem ligação com o crime e é racista

Falas foram feitas em votação de moção que reconheceria o hip hop como patrimônio cultural de Curitiba. Parlamentar foi alvo de crítica de parlamentares e único contrário à moção.

Durante uma votação para reconhecer o hip hop como patrimônio de Curitiba, o vereador de Curitiba Eder Borges (PP) vinculou o estilo musical à criminalidade e ao racismo.

 

 

“Hip Hop tem uma raiz racista", disse. "É uma péssima influência para os nossos jovens e tem uma história ligada à bandidagem", completou. "Exalta a pobreza e faz apologia ao crime”.

 

A fala foi feita em uma sessão da câmara na terça-feira (25) durante a votação da moção que apoiaria o reconhecimento do hip hop como patrimônio imaterial do Paraná, o que ajudaria em incentivo em verbas para eventos culturais na cidade.

No discurso, ele ainda citou o texto de uma autora que não identificou e que fala sobre a cultura de branquitude da cidade e associou o hip hop como racista.

A fala do vereador gerou uma discussão entre os parlamentares e ele foi alvo de críticas. "O vereador Eder Borges trouxe a sua opinião de forma inadequada, deselegante, grosseira, discriminatória e todo mundo caiu”, disse o coautor da moção que reconhecia o estilo como patrimônio, Dalton Borba (PDT).

“É importante pontuar, houve falas racistas e nós temos que levar isso adiante”, disse a vereadora Giorgia Prates (PT).

Por meio de nota, Eder Borges afirmou que a fala "não se trata de um discurso generalista" e que a presença de incitação a criminalidade é algo comum no estilo.

"Assalto, violência, consumo de drogas, ódio racial contra pessoas de pele clara, e, outras condutas reprováveis que aprovam tudo e qualquer coisa em nome da liberdade e busca pela tal felicidade", afirma a nota.

A Câmara Municipal afirmou que não vai se posicionar.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br