Veja Também -
Falece ex-vereador de São Sebastião da Amoreira, Sumitaka Tamura
Prefeito de Assaí deve demitir secretário ou assumir mentiras
Prefeitura de Assaí inventa evento em 2024, com foto de 2022, em publicação internacional
Das mentiras contadas por Assaí em relação à ONU
Assai não é membro da governança da Universidade Johns Hopkins
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 25/03/2021 às 16:27:25
Justiça favorece ex-prefeito com processos em sigilo

Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca de Assaí mantêm, ilegalmente, em sigilo, processos envolvendo o ex-prefeito Luiz Alberto Mestiço Vicente, favorecendo aquele gestor.
De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), artigo 189, os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos, em que o exija o interesse público ou social; que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes, entre outros.
No caso envolvendo o ex-prefeito, o interesse público inclusive justifica a publicidade de tais feitos, por se relacionar à administração municipal e gestão de verbas do erário.
A publicidade de ações judiciais envolvendo desvio de recursos públicos possibilita à comunidade o conhecimento, acompanhamento e mesmo questionamento de decisões tomadas pelas autoridades em tais autos.
A sociedade tem também condições de formar melhor juízo acerca do gestor, considerando a quantidade e espécie de procedimentos pelos quais responde pela forma de condução da máquina administrativa.
Comunidade assaiense só tomou conhecimento da dezena de ação popular e ação civil de improbidade administrativa em relação a Luiz Mestiço, por ocasião de apresentação de certidões e antecedentes criminais para registro de candidatura a prefeito para o pleito de novembro do ano passado.
Certidão datada de 11 de setembro de 2020 aponta que o ex-prefeito responde a pelo menos seis ações judiciais por corrupção. No entanto, por meio da rede social, ele insiste em dizer que todas as ações foram arquivadas.
Entre os questionamentos, há demandas relacionadas a desvio de recursos públicos em patrocínio à equipe Assaí Futsal e mau gerenciamento do hospital municipal, entre outros.
PARA SABER MAIS:
STJ nega fim de ação contra ex-secretário de Assaí
Assaí Futsal chega ao fim por causa de irregularidades administrativas
Saiba quais são as 9 irregularidades envolvendo o Assaí Futsal