Norte do Paraná

Postado dia 07/03/2021 às 14:31:33

Diferença entre Assai, Ibiporã e Finlândia: união

O desenvolvimento socioeconômico do município de Assai necessita de pessoas dispostas à construção dia e noite. Gestores locais ao longo dos anos poderiam ter aprendido com Ibiporã e Finlândia.

Também no Norte do Paraná, Ibiporã avançou bastante devido à sequência administrativa, de prefeitos do MDM (antigo PMDB). Isso não significa necessariamente a reeleição do gestor público e de correligionário seu, e sim da continuidade de uma proposta de governo. Aquela localidade apostou firme em industrialização.

Por outro lado, a julgar pelos últimos vinte anos, o município de Assai não conseguiu a definição clara de seu propósito, ou seja, desconheceu completamente por qual caminho seguia.

A gestão Mário Sato (2001/2004) havia apostado na geração de empregos e saneamento das contas públicas. Em seus dois mandatos anteriores (2005/2008 e 2009/2012), Michel Angelo Tuti Bomtempo investiu em moradias, castelo japonês e obras principalmente na área da educação. Para se contrapor ao mandato de se antecessor, o então prefeito Luiz Alberto Mestiço Vicente (2013/2016) direcionou milhões de reais para eventos (e pregava que "Tuti não gosta de festas"), e ainda construção de escolas e postos de saúde, que não conseguiu finalizá-los. Coube ao mandatário Acácio Secci (2017/2020) a conclusão de tais empreendimentos, quitação de dívidas de gestões anteriores e simples condução do dia a dia da máquina administrativa.

De volta então à chefia do Poder Executivo pela terceira vez, Tuti Bomtempo se encontra diante do dilema de qual Assai restará como herança. Cada prefeito deixa seu legado, mas há necessidade de que tais ações e projetos sigam determinada lógica, ao longo do tempo. Pessimistas dirão que a cidade é pequena, que o pedágio atrapalha, que o sentido único da avenida central afugenta consumidores de cidades vizinhas. No entanto, a construção de melhores dias depende da união de todos em torno de um projeto estratégico de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo. 

Quem discorda de tal premissa deve analisar a experiência da Finlândia, exemplo de qualidade ds vida e desenvolvimento socioeconômico. Apesar de todas características adversas, o país pode avançar tremendamente nos últimos 80 anos por causa do compromisso de todos. Implantação de projetos elaborados por meio da união de sociedade, governo e oposição, iniciativas que se transformam em lei, a ser postas em prática independente de qual partido no poder. 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br