Norte do Paraná

Postado dia 28/12/2020 às 05:22:50

Paraná terá 12 prefeitos septuagenários em 2021

Os prefeitos do Paraná mais velhos eleitos neste ano estão na faixa dos 70 anos. Ao todo são 12 septuagenários e entre eles os mais idosos estão Agenor Bertoncelo (PSC), de Espigão Alto do Iguaçu (Centro-oeste) ; Alvaro de Freitas Netto (PSD), de Porto Rico (Noroeste); e , Dr. Marcio (PDT), de Telêmaco Borba (Campos Gerais), todos com 74 anos. Ari Maldaner (PSD), de Entre Rios do Oeste (Oeste), possui 73 anos; e Motta (MDB), de São Miguel do Iguaçu (Oeste), está com 72 anos.

Completam a lista de septuagenários os prefeitos de Califórnia (Centro-Norte), Paulinho Moises (PSL); Cantagalo (Centro-Oeste), João Konjunski (PV); Congonhinhas (Norte Pioneiro), Dr. Zeco (PODE); Quitandinha (Região Metropolitana de Curitiba), Zé Quirera (PROS); Sengés (Campos Gerais), Nelson Pezinho (PSD); e Xambrê (Noroeste), Decio (PSD), todos com 71 anos; e o "caçula" do grupo, Idalir Zanella (PODE), de Renascença (Sudoeste), com 70 anos.

CONGONHINHAS

O prefeito eleito José Olegário Ribeiro Lopes, o Dr. Zeco, de Congonhinhas, afirma que toda experiência é válida na hora de administrar uma cidade. "Estou no meu quinto mandato eminha formação é Direito. Fui promotor de Justiça e tenho experiência na área jurídica e na gestão pública. Não que o jovem não dê conta. A gente percebe que tem muito jovem se saindo bem, mas o momento exige experiência. Ela conta muito em uma pandemia", apontou.

Ele relata que a pandemia está sendo bem combatida no município de pouco mais de oito mil habitantes. "Tivemos poucos casos confirmados, mas dois deles foram fatais. O trabalho tem sido bom no sentido de termos poucos casos. Temos uma situação no mundo e isso tem refletido nos municípios e o pior impacto será sentido na próxima gestão. As medidas adotadas são as recomendadas pela área técnica para ter combate efetivo até que surja a vacina. Vamos tomar as providências que o caso requer", destacou.

De acordo com ele, a economia foi bastante atingida com a pandemia. "Então não é possível onerar mais a nossa população. A nossa principal atitude será diminuir os gastos", destacou. "Eu vislumbro que não será fácil em virtude da situação que o País inteiro e Congonhinhas está passando. Espero que com as previdências a administração dê certo", destacou.

Questionado se implantaria políticas públicas para a população da terceira idade, ele confirmou que sim, mas que mais vai batalhar é para a geração de empregos na cidade.

 

60 ANOS 

Nas eleições de 2020 também foram eleitos 57 prefeitos na casa dos 60 anos, 23 deles acima de 65 anos, sendo duas mulheres: Ione Abib (PSD), 66, foi eleita para a Prefeitura de Andirá (Norte Pioneiro); e a atual vice-prefeita de Ponta Grossa (Campos gerais), Professora Elizabeth (PSD), 69, que assumirá o cargo do Executivo do quarto município mais populoso do Estado.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br