Política

Postado dia 05/12/2020 às 18:33:17

Esposa de deputado Boca Aberta é vereadora mais votada

Sete mulheres foram eleitas para exercer o cargo, a maior representação feminina da história do legislativo londrinense, ou 36,84% das vagas.

Marly de Fátima Ribeiro, a esposa do deputado federal Boca Aberta (Pros), foi a vereadora mais votada neste domingo com 6.192 votos.

"A expectativa é a melhor possível. A gente vai voltar à Câmara sempre na defesa do povo e povo vai voltar a ter vez e voz", disse ao repetir o lema da campanha em entrevista ao lado do marido, que também foi o segundo colocado na corrida pela Prefeitura. Boca Aberta já tinha sido o vereador mais votado da história da Câmara Municipal com 11.480 votos em 2016 e foi o vereador mais votado do Paraná. 

Também foram eleitas a professora de português Flavia Cabral (PTB), a professora de educação física e apresentadora de TV Lu Oliveira (PL), a vereadora Daniele Ziober (PP assessora parlamentar Jessicão (PP), a ex-vereadora Lenir de Assis (PT) e a ex-superintendente da Acesf, Sonia Gimenez (PSB). 

Entre os cinco vereadores reeleitos está Ziober (PP), que recebeu mais votos: 3.770. Ela foi puxada pela sua principal bandeira: a causa animal. "Foram inúmeros projetos que surtiram efeito. A presença do Castramóvel, que lutei e queremos ter ao menos 3. O debate sobre criação da diretoria de bem-estar animal na Sema (secretaria municipal do Ambiente) e o projeto de lei qu instituiu a política pública para os maus-tratos contra os animais." 

Questionada sobre a presença maior das mulheres na próxima legislatura, Ziober lembrou dos episódios em que diz que sofreu com o machismo. "Sinceramente estou muito feliz. Teremos mais sensibilidade para temas com o bem-estar animal. E vou além disso, vamos buscar mais espaços, inclusive a presidência da Câmara? 

São seis reeleitos: além de Ziober, o atual presidente da Câmara Municipal Ailton Nantes (PP), Eduardo Tominaga (PP), Jairo Tamura (PL), Emanoel Gomes ei (Republicanos) e Fernando Madureira (PTB). 

Tominaga atribui a vitória dele e dos demais reeleitos ao protagonismo conquistado em debates de temas importantes. O vereador foi o presidente da comissão responsável por acompanhar o processo de caducidade da Sercomtel, que culminou na privatização da empresa de telefonia londrinense. "A gente analisa os nomes dos vereadores que protagonizaram em alguns temas importantes, que impactam diretamente na vida da população. A Sercomtel tinha um passivo de ordem de R$ 60 milhões.e quebramos com muito debate resistência. Tivemos esse olhar mais técnico, sempre procurando o contraponto e questionando o Executivo." 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br