Política

Postado dia 05/11/2020 às 22:31:53

Justiça Eleitoral investiga candidato a prefeito e vereadores de Jataizinho

Alvos de operação do Ministério Público do Estado do Paraná, o candidato a prefeito Claudinei de Oliveira Cabral, o Dim Dim, e nomes que disputam vaga na Câmara Municipal de Jataizinho,  poderão responder perante à Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e político. 

Em investigação por supostos crimes eleitorais, foram apreendidos documentos, celulares, computadores e cerca de R$ 281 mil em dinheiro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 80ª Zona Eleitoral de Ibiporã.

Naquela operação,  o Ministério Público do Paraná cumpriu na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, quatro mandados de busca e apreensão no município de Jataizinho, no Norte Central do estado, em investigação sobre possível financiamento irregular de campanhas de um candidato a prefeito – que atualmente é o presidente da Câmara Municipal – e de candidatos a vereadores do Município. A ação é coordenada pela 3ª Promotoria de Justiça de Ibiporã (sede da comarca), que tem atribuição na área eleitoral.

De acordo com as apurações, o médico e ex-prefeito Luiz Sato que atua no hospital privado São Camilo (mas que também atende pelo Sistema Único de Saúde) de Jataizinho estaria repassando valores a pessoas que se comprometeriam a trabalhar para as candidaturas suspeitas. A promessa era de que metade do pagamento seria feito após as eleições, no caso de vitória dos candidatos. Além dessa prática, há indicativos de que o profissional de saúde também estaria financiando as referidas campanhas de outras formas, o que está sendo apurado.

Os mandados foram cumpridos no hospital em que o médico trabalha – local onde os pagamentos estariam sendo efetuados –, em sua residência e de sua esposa (também alvo da operação e que é presidente do partido político do candidato que estaria sendo ilegalmente financiado), na residência de um funcionário do hospital, que também teria participação no esquema, e no comitê de campanha do partido político do candidato a prefeito.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br