Geral

Postado dia 02/07/2019 às 18:24:49

Hospital usa música para recuperação de bebês internados

Bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Universitário (HU) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, estão recebendo música para ajudar na recuperação.

Os sons são usados para bebês que nasceram prematuros ou recém-nascidos que tiveram alguma complicação no parto. Segundo a coordenação da UTI Neonatal, os sons estimulam a recuperação e aceleram a volta para casa.

A coordenadora da UTI Neonatal do HU de Ponta Grossa, Juliana Estefanski, explica que o hospital utiliza o método há cinco anos. Ela conta que desde a Segunda Guerra Mundial há relatos do uso da música para a recuperação.

"A música era usada com soldados feridos para tentar relaxar e reduzir a dor. Existem muitos artigos à respeito, que inclusive nos norteiam a como utilizar de forma científica. Realmente os benefícios são evidentes", disse Juliana.

A terapia é usada de duas a três vezes por semana e no máximo uma hora por dia. Os profissionais também ficam atentos a quais tipos de música trazem melhores resultados para cada bebê. 

Rock na UTI 

De acordo com a coordenadora da UTI Neonatal, houve um caso de um bebê que não estava reagindo às melodias propostas pelo hospital. Foi aí que a mãe da criança recomendou um som diferente.

"Ela falou: 'olha, quando eu estava grávida eu colocava o fone de ouvido para ele na minha barriga, porque eu ouço rock'. Daí, a gente colocou e foi o que realmente fez com que ele ficasse calmo e caísse em sono profundo", explicou Juliana.

Além das músicas, a UTI também utiliza o barulho do útero. Segundo a coordenação, os sons ajudam a relaxar os bebês mais agitados.

"Muitas vezes eles estão chorando, não conseguem dormir. Como eles estão na incubadora, berço, às vezes não estão acompanhados da mãe, com a música eles ficam mais tranquilos", disse a técnica enfermagem Rosinilda Woitovicz.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br