Política

Postado dia 07/05/2019 às 13:16:01

Vereadores aceitam denúncia contra prefeito por infração em combate à dengue

A Câmara Municipal de Loanda, no noroeste do Paraná, aceitou denúncia contra o prefeito da cidade, Sargento Santos (SD), por infração político-administrativa. A denúncia foi recebida durante sessão na noite desta segunda-feira (6).

O documento foi protocolado por um pastor da cidade. Conforme a denúncia, o prefeito deixou de realizar trabalhos de prevenção contra o avanço da dengue no município.

A denúncia aponta que a gestão municipal não observou relatórios técnicos emitidos pela Regional de Saúde de Paranavaí, no noroeste do estado, que alertaram sobre um possível surto de dengue em Loanda.

Ainda conforme o denunciante, a cidade registrou 221 casos de dengue e três mortes pela doença neste ano, que constam em relatório da Secretaria Municipal da Saúde.

Por outro lado, de acordo com o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) em 30 de abril, entre agosto de 2018 e abril deste ano, Loanda contava 163 casos confirmados e nenhuma morte.

Para ser aceita, a denúncia contra o prefeito precisava ter voto favorável de pelo menos seis vereadores. Durante a sessão, sete parlamentares votaram a favor da instauração de uma comissão processante para investigar o prefeito. Outros dois foram contrários.

Após o recebimento da denúncia, três vereadores foram sorteados para compor a comissão que irá investigar o caso. Os vereadores nomeados foram Arthur Guedes (SD), Walter Valezzi (PSD) e Irineu José Carvalho (PR).

A partir da aprovação desta segunda-feira, a comissão tem prazo de 90 dias para apresentar um relatório sobre o processo. Após o prazo, o relatório volta para a Câmara, que poderá cassar ou não o mandato de Sargento Santos.

Até a votação final do relatório, o prefeito continua no cargo. 

O que diz o prefeito 

Por telefone, o prefeito disse que pode ser "o primeiro prefeito do Brasil a ser cassado devido a dengue".

 

Ainda conforme Santos, o município está trabalhando constantemente contra a dengue na cidade, fazendo ações de limpeza e de combate à doença.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br