Geral

Postado dia 23/03/2019 às 19:15:12

Para aliviar efeitos da TPM, pesquisadora de Curitiba cria chocolate especial

A nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, de Curitiba, criou um chocolate especial contra a Tensão Pré-Menstrual (TPM), que promete fazer com que as alterações emocionais, sensoriais, psíquicas e fisiológicas, que precedem o período da menstruação, sejam amenizadas.

Aline conta que a ideia veio justamente por já ter sofrido muito com os males desse período. 

"Eu percebi que só o chocolate sozinho já melhorava o humor como um todo, mas pra melhorar o hormônio da mulher tinha que colocar coisas secretas e foi o que a gente fez", diz Aline.
 

A TPM é uma desregulação hormonal, como se o corpo da mulher se transformasse em uma chaleira fervendo o tempo todo. Comer um chocolate ajuda, mas, o industrial além de ter muitas gorduras, traz uma reação de tranquilidade apenas momentânea.

 
Pesquisa foi desenvolvida em uma universidade canadense — Foto: Reprodução/RPC

Pesquisa foi desenvolvida em uma universidade canadense — Foto: Reprodução/RPC 

A pesquisa 

A pesquisa foi desenvolvida em uma universidade canadense. Aline criou uma receita com chocolate 70% cacau, recheado de ganache funcional: uma redução de frutas vermelhas com óleo de linhaça e mistura de compostos bioativos.

"A gente não pode ser definida pela TPM. A gente tem que estar bem, tem que estar na nossa melhor versão. E esse chocolate traz isso equilibrando os hormônios, porque tem mulher que fica irritada, outras ficam chorando, outras ficam mal humoradas, então o chocolate equilibra essa parte de humor independente do tipo de oscilação que essa mulher tenha", explica.

Durante três meses, 355 mulheres, entre 23 e 43 anos participaram dos testes. Foram criados dois grupos, um que comeu o chocolate normal e outro que comeu o bombom especial.

São 50 gramas, que devem ser comidos uma semana antes da menstruação. Durante esse tempo foram feitos exames pra descobrir como reagiram os hormônios.

 
Durante três meses, 355 mulheres, entre 23 e 43 anos participaram dos testes — Foto: Reprodução/RPC

Durante três meses, 355 mulheres, entre 23 e 43 anos participaram dos testes — Foto: Reprodução/RPC

 

O resultado 

O resultado apontou que as mulheres que permaneceram comendo o chocolate normal continuaram sofrendo com a TPM. Mas, o grupo do chocolate anti-TPM apresentou grandes avanços. 

  • 56% disseram que as brigas e as discussões diminuíram;
  • 77% ficaram menos irritadas e não choraram mais;
  • 62% disseram que melhoraram o foco e concentração.

 

Segundo a pesquisa, a vontade de comer muito doces também diminui.

"Eu fiz durante sete dias, durante três meses, pra poder ter uma referência se realmente estava funcionando comigo, e eu percebi uma melhora muito grande na ansiedade, senti que não ficou aquelas alterações de humor durante o dia", conta.

O chocolate ainda não está no mercado, mas, logo, a receita será fabricada. 

"No final do dia sentar no sofá e poder comer um pote assim, de uma coisa tão gostosa, sabendo que vai te fazer bem, com um efeito terapêutico, foi muito bom", conta Karyne Iancoski, que participou da pesquisa.
do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br