Política

Postado dia 02/02/2019 às 01:04:56

Com novos deputados, Ratinho Junior terá maioria na Assembleia

Desafio do governador é manter unidade interna da base; eleição na CCJ será decisiva para ter o apoio do PSL

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), deve contar com uma base bastante numerosa na Assembleia Legislativa do Paraná. A posse dos 54 novos deputados estaduais ocorreu nesta quarta-feira, 1. O líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), acredita que entre 38 e 40 deputados devem integrar o bloco governista na Casa, número que, em tese, garante tranquilidade para o governo aprovar seus projetos.

Oficialmente apenas PT, com quatro deputados, e MDB, com dois, se declararam como oposição. “Já me declaro como oposição e espero que com a renovação na Assembleia o debate seja possível aqui na Casa nessa nova legislatura. Passamos os últimos anos como chancelaria do Executivo. Os projetos não eram debatidos e o governo atropelava”, disse o deputado Requião Filho, do MDB.

Comprometimento

Apesar da oposição numericamente pequena, o Palácio Iguaçu tem receio sobre o grau de comprometimento de sua própria base. Vinte deputados estão em primeiro mandato, sendo sete deles no PSL do presidente Jair Bolsonaro. O partido é liderado pelo deputado Fernando Francischini, que trocou a Câmara dos Deputados pela Assembleia, e foi o parlamentar mais votado da história da Assembleia Legislativa com mais de 427 mil votos. Francischini chegou a ensaiar uma candidatura à presidência da Casa, mas acabou desistindo diante da articulação em torno de Ademar Traiano, do PSDB, que vai para seu terceiro mandato no comando do Legislativo paranaense.

PARA SABER MAIS:

Traiano, Turini e Romanelli fazem parte da mesa diretora da Assembleia

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br