Norte do Paraná

Postado dia 11/01/2019 às 13:02:44

Algumas sugestões para gerar emprego e renda em Assaí

Mentes mais pessimistas dizem que o desemprego está em todo o Brasil, por isso se mostraria muito díficil de gerar emprego em Assaí, cidadezinha localizada no Norte do Paraná.

Tal pensamento poderia ser aplicado àquela pessoa desempregada que, apenas focada na suposta crise que assola todo o país, não sai em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Assim realmente não tem jeito de dar certo.

Apesar de toda dificuldade à frente, em Assaí, pelo menos, há necessidade de união de todos, agentes públicos e privados e toda coletividade, para buscar soluções para o enfrentamento de tal problema.

Em parceria com o governo estadual, que conta com recursos e programa específico para tal, o município poderia começar por levantar suas principais vocações e potencialidades.

Sabe-se que mensalmente tanto o poder público quanto particulares gastam significativa quantia de recursos em serviços em saúde, principalmente em outras localidades, nos grandes centros. Esforço conjunto poderia detectar quais serviços poderiam ser oferecidos então em Assaí, aproveitando tal demanda já existente, ainda em parceria com a iniciativa privada e municípios vizinhos.

Há um grande potencial criativo que vem do Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP) Maria Lydia Cescatto Bomtempo, que tem se destacado em hackathons (maratonas de programação digital), nos últimos anos, em eventos em parceria com empresas e entidades como Sociedade Rural do Paraná, Codel, Senai, Sercomtel, Cocamar, Fomento Paraná, Sociedade Rural de Cornélio Procópio, entre outros.

Aproveitando então a inteligência, inovação e criatividade dos alunos do ensino médio profissionalizante, o município de Assaí poderia investir na geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas que pudessem atender as necessidades da indústria, comércio, agricultura e da socieade em geral.

Assaí conta também com grandioso recurso natural e completamente ignorado ao longo dos anos, um local de extraordinário potencial turístico. Trata-se de uma lagoa no alto da montanha, a qual conta com água em abundância ao longo do ano todo. É a chamada Lagoa do Kato.

Em parceria público-privada, a cidade poderia contar também com um espaço para produção de conteúdo audiovisual voltado para a plataforma digital YouTube. Dessa forma haveria oportunidade de prospecção de novos talentos.

Por meio da união e esforço conjunto de todos, com o pensamento de que a cidade pertence a cada um dos munícipes, certamente há que se encontrar vários caminhos. Após a detecção de novas oportunidades, há mesmo condições de a própria comunidade local fazer aporte no desenvolvimento de novos negócios, por meio de algum tipo de sociedade de investimentos, por exemplo.

É hora então de menos conversa e mais ação...

PARA SABER MAIS:

CEEP Assaí vence no Hackaton Smart City, em Londrina

Assaí cobra urgentemente uma mobilização em favor do emprego

Hackathon Cocamar & CEEP Assaí desenvolve soluções para cooperativa


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br