Política

Postado dia 27/12/2018 às 23:32:39

Vereador segue 950 quilômetros, de trator, para posse de Bolsonaro

Roupas, óleo diesel, ferramentas, água, cobertor, travesseiro e até uma vara de pescar. Em pleno Natal, esses são os companheiros do vereador Marcos Antônio Franco, o Marcos Gaúcho (PSB), que desde a madrugada de ontem, véspera de Natal, viaja rumo a Brasília, de trator, para a posse do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL), no dia 1º de janeiro. Parte de uma promessa feita pelo edil antes mesmo da posse do futuro presidente do país, a aventura deve perdurar até os primeiros dias de janeiro, antes do retorno a Mogi Mirim, em viagem, só de ida, de cerca de 950 quilômetros.

A chegada à capital federal deve acontecer até quinta ou sexta-feira. Enquanto isso, Gaúcho aproveita a viagem para conhecer pessoas, fazer amizades e desbravar estados, tudo para participar de um tratoraço organizado por aficionados de Bolsonaro.

No trator, um saco leva colchão, água, cobertor, ferramentas e demais utensílios. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta terça-feira, Gaúcho se encontrava na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, após passar a noite em Orlândia, ainda no Estado de São Paulo. Por dia, o vereador afirmou ficar em média 12 horas na estrada, seja no asfalto ou em vias de terra, a uma velocidade de 35 quilômetros por hora.

Nada de luxo. Roupas leves, um chapéu para protegê-lo do sol forte e água. Até o momento, Marcos ressalta ter rodado pouco mais de 500 quilômetros. Resta quase o dobro disso para chegar até Brasília, onde pretende fazer companhia a demais fãs do presidente eleito.

Surpresa no pedágio

Mesmo com poucos dias de estrada, Marcos revela já ter história para contar. A cada ponto que transita, ouve elogios e palavras de incentivo. Existe até quem o chame de louco, na base da brincadeira, o que é levado com bom humor.

Em um posto de gasolina ainda no Estado de São Paulo, virou o centro das atenções, com frentistas tirando fotos e até posando em cima do trator. Vídeos de moradores de cidades onde passa e viajantes relatando sua saga também se tornaram praxe nas últimas horas.

Até no pedágio foi motivo de surpresa. “Quando parei para pagar (valor de R$ 8,20), a atendente na cabine olhou pra mim e, surpresa, disse que era a primeira vez que via um trator passar no pedágio”, contou, rindo.

Em posto de gasolina, virou estrela, com fotos até em cima de seu trator. (Foto: Divulgação)

No lugar do peru, coxinha e esfirra

Se o Natal é sinônimo de fartura, com a mesa cheia e comidas típicas como o peru e a leitoa degustados de maneira mais do que prazerosa, a regra não se aplica a Marcos Gaúcho. No lugar das delícias, coxinhas, esfirras e água, prática quebrada na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, quando, ao O POPULAR, disse ter parado em um posto de gasolina para almoçar em um restaurante. No prato, arroz, feijão e uma carne. “Ninguém é de ferro, né”, brincou.

Para dormir, noites em hotéis e até pernoites em motéis, mais baratos e utilizados para descansar antes de prosseguir viagem. Nada que tire a animação do vereador. “É uma aventura, a primeira vez que faço uma viagem de trator, nunca fiquei tanto tempo longe da família, bate a saudade, mas vale a pena”, confessou, antes de comentar ter conversado mais cedo com a mulher Hirla, a filha Elis Regina e a mãe, Lúcia.

Candidato

Marcos Gaúcho foi candidato, no último dia 15, para a presidência da Câmara Municipal, em nome lançado de última hora, e concorrente direto do vereador Manoel Eduardo Pereira da Cruz Palomino, o Mané Palomino (PPS), eleito presidente do Poder Legislativo pelos próximos dois anos, de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

A  votação terminou empatada por 8 x 8, mas, seguindo o Regimento Interno da Casa de Leis, Mané foi aclamado presidente pela maior número de votos nas eleições municipais de 2016, critério de desempate estabelecido pelas normas da Câmara.

Trator de Marcos é um um Ford Dester, de 1953. (Foto: Divulgação)


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br