Política

Postado dia 26/12/2018 às 13:39:36

Governadora mexicana morre em acidente dez dias após tomar posse

Martha Erika Alonso havia assumido o governo de Puebla após longa e controversa disputa eleitoral. Ex-presidente mexicano estranhou 'coincidência'

A governadora do estado de Puebla, Martha Erika Alonso, e seu marido, senador e ex-governador da mesma região do centro do México, Rafael Moreno Valle, morreram na segunda-feira 24 em um acidente de helicóptero.

Com eles viajavam de Puebla à Cidade do México dois pilotos do helicóptero e o assistente do senador, que também morreram na tragédia. O Partido Ação Nacional (PAN) lamentou a fatalidade.

A aeronave caiu dez minutos depois de ter decolado do município de Santa María Coronango, no estado de Puebla. “Ordenei a todo o governo que atue de modo imediato”, escreveu no Twitter o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que prometeu uma investigação sobre o acidente.

Alonso tomou posse como a primeira governadora de Puebla em 14 de dezembro, depois que o tribunal eleitoral ratificou sua vitória nas eleições de 1 de julho, após seis meses de controvérsia com o candidato do partido Movimento Regeneração Nacional (Morena), Luis Miguel Barbosa.

O ex-presidente mexicano do PAN, Vicente Fox (2000-2006), citou a disputa para expressar dúvidas sobre as causas do acidente: “Exigimos um esclarecimento. É difícil aceitar esta coincidência depois de uma forte batalha democrática por Puebla”.

Outros ex-presidentes do México, e integrantes do PAN, Enrique Peña Nieto e Felipe Calderón, expressaram consternação com as mortes.

De acordo com a Constituição local, a Assembleia estadual deve nomear um governador interino e 10 dias depois convocar eleições extraordinárias que devem acontecer em um período de três a cinco meses.

Rafael Moreno Valle, 50 anos, doutor em Direito pela Universidade de Boston, foi governador de Puebla pelo PAN de 2011 a 2017. Era o líder do partido no Senado. Martha Erika Alonso Hidalgo, 45 anos, tinha mestrado em Comunicação Pública.

Durante a administração de seu marido como governador, ela presidiu de forma honorária o sistema estatal de Desenvolvimento Integral da Família (DIF).

 

Destroços do helicóptero da governadora do estado de Puebla, Martha Erika Alonso e seu marido, o senador Rafel Moreno Valle, são vistos em Coronango, Puebla, no México – 24/12/2018

de VEJA


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br