Norte do Paraná

Postado dia 14/12/2018 às 19:26:48

Cocamar e Sebrae se juntam ao Hackathon do CEEP de Assaí

 A primeira realização de um hackathon (maratona de programação digital) promovida de sexta-feira a domingo (7 a 9/12) pela Cocamar e uma instituição de ensino de Assaí (PR)– o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Maria Lydia Cescato Bomtempo – , movimentou um grande número de estudantes dos cursos de Agronegócio, Eletroeletrônica, Mecânica e Edificação e foi considerada um sucesso, segundo o gerente da unidade local da cooperativa, Gustavo Ferreira. “Houve o envolvimento também de cooperados e lideranças do município”, disse.

Otimizar - O objetivo do desafio, que é inédito entre uma cooperativa e uma escola pública, contou com o apoio do Sebrae e da BrasilNet Telecom, foi de buscar soluções para otimizar o processo produtivo da unidade da cooperativa no município. Os temas explorados pelos estudantes foram Transporte dos Grãos, Acúmulo de Resíduos, Caixa de Resíduos e Controle de Fluxo do Produto.

Aproximação - A ideia de realizar o hackathon surgiu de um entendimento entre a Cocamar e o Ceep, cujos alunos se destacam em competições do gênero, no Paraná. Segundo a instituição, há o interesse em aproximar-se cada vez mais de organizações como a Cocamar, cooperativa a que estão ligadas muitas famílias de estudantes – a maior parte deles da faixa entre 14 e 18 anos.   

Maratona - Após a abertura no início da noite de sexta-feira, os alunos passaram o sábado envolvidos com o desafio, sendo que a banca examinadora aconteceu no domingo à tarde, com a presença, entre outros, do gerente de Marketing e Inovação da Cocamar, Lázaro Pinheiro Domiciano.

Validação - O evento despertou a atenção, inclusive, do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), George Hiraiwa, que é natural de Assaí. Foi dele a ideia de realizar os hackathons nas exposições de Londrina e Maringá e, com isso, fortalecer o avanço da agricultura 4.0 nas regiões. Hiraiwa parabenizou a Cocamar e o Ceep por realizarem o evento, afirmando que “as cooperativas são as grandes validadoras das inovações”.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br