Norte do Paraná

Postado dia 08/12/2018 às 00:48:33

Raul Fulgencio, de família pobre de Assaí a imobiliarista de sucesso

Biografia de Raul Fulgencio, um dos imobiliaristas mais conhecidos da cidade, acaba de virar livro escrito por Domingos Pellegrini

Aos 65 anos de idade, a história da vida de Raul Fulgencio, um dos imobiliaristas mais conhecidos de Londrina, acaba de virar livro. A biografia "O Triunfo da Ousadia", escrito por Domingos Pellegrini e com pesquisa de Eduardo Maluf, será lançado nesta sexta-feira (7), às 17h30, na sede LPS Raul Fulgencio Consultoria de Imóveis. Ao longo de quase 300 páginas divididas em capítulos, é possível conhecer um pouco de sua trajetória: um misto de fatos da vida pessoal, por meio de depoimentos e memórias, além de episódios que mostram sua personalidade empreendedora, principalmente no mercado imobiliário, que culminou no pioneirismo da grande explosão imobiliária da região da Gleba Palhano na cidade. Toda renda obtida com a venda será revertida ao Hospital do Câncer de Londrina.

Quem conhece a figura bem sucedida de Raul Fulgencio de hoje, talvez não saiba que ele nasceu em uma família pobre, na cidade de Assaí (região Metropolitana de Londrina). O pai era deficiente físico e a mãe já tinha um filho quando se conheceram. Apesar das dificuldades financeiras e preconceitos sociais, o casal sempre manteve pequenos negócios para o sustento da família, além da casa cheia de amigos. "Foi assim que aprendi a ter bom relacionamento com as pessoas de vários perfis. Isso me deu a base para criar uma imobiliária que compra, vende, aluga, mas, principalmente, empreende, o que não acontece sem uma boa relação com as pessoas", conta ele. 

Assim, logo no início do livro, o leitor tem acesso ao passado e infância de Fulgencio que poucos conhecem. Além da história da família, os capítulos contam a "rebeldia" na escola; que o levou a largar os estudos precocemente. Ele estudou formalmente até o primeiro série do antigo Ginásio, hoje quinto ano do Ensino Fundamental. "Nunca gostei de estudar, mas sempre amei aprender. Por isso, procurava informação por vias alternativas, como jornais e revistas", diz. Mas isso não é tudo: aos 17 anos, com uma mala pequena, foi para São Paulo tentar a sorte. Antes dos 30, já havia aberto seu escritório de imobiliária. "Dos 20 aos 30 anos de idade, não há nada a se perder na vida. É preciso ter coragem de tentar e ousar, claro, com responsabilidade." 

A coragem que ele enfatiza, inclusive, por muito tempo, foi vista como loucura por muitos no mercado imobiliário devido às suas ideias e visão empreendedora. "Quando disse que queria construir um shopping na região do Marco Zero, que na época estava abandonada e dominada pelo tráfico de drogas, me disseram que era insanidade. Hoje, com a revitalização e valorização da região, mudaram de opinião." O mesmo aconteceu com a região da Gleba Palhano, que cerca de 15 anos atrás, não passava de um local de várias chácaras e plantações. "Dizia que, ali, era preciso abrir uma grande avenida de acesso para ligar a região. Muita gente não acreditou", conta sobre a avenida Ayrton Senna, a principal via de escoamento que corta a região. O livro ainda aborda um período de crise financeira na carreira e um grande empreendimento que não deu certo, o Eco Mercado Palhano.

O livro 

O crescimento vertiginoso e exponencial da Gleba atraiu olhares de investidores de todos os cantos do Brasil e, em 2012, uma reportagem publicada em um jornal de circulação nacional contou a história empreendedora de Fulgencio. O repórter em questão, Eduardo Maluf, fez uma ampla pesquisa sobre a trajetória do imobiliarista e sua participação no acontecimento. Ciente de que ali havia uma história ainda maior por trás, pediu permissão para pesquisar mais sobre a vida dele. "Nunca cogitei que minha vida poderia virar um livro, então, não me opus a isso. Ele teve liberdade para conversar com todas as pessoas. Não sei se fiz as coisas do jeito certo ou errado; fiz do meu jeito. Muitos elogiam isso." 

Com grande parte da pesquisa realizada, caberia a alguém, dar o ar literário ao explorar os fatos. É quando entra a figura do escritor londrinense Domingos Pellegrini, ganhador de vários Jabutis, um dos mais importantes prêmios literários do País. "Com a pesquisa em mãos, pensei num livro que fosse um tripé: o cidadão, a pessoa e o empresário", esmiúça o escritor. Dividido por capítulos com fotos de arquivo pessoal, cada um com enfoque numa parte desse tripé, Pellegrini dá vida, também, às várias frases de Raul, reunidas sob o título Raulogia. "Raul é um frasista, com o dom de condensar, em frases que nos fazem pensar e repensar a vida, conceitos e visões complexos apresentados de forma simples e instigante. A mesma visão renovadora que tem do mercado imobiliário, Raul tem da vida e da sociedade, tornando o livro muito interessante para toda pessoa interessada em se transformar e transformar a realidade em que vive", sintetiza. 

Lançamento do livro "O Triunfo da Ousadia" 

Quando: Sexta-feira (7), às 17h30 
Onde: LPS Raul Fulgencio Consultoria de Imóveis (Avenida Ayrton Senna, 702) 

"O Triunfo da Ousadia" (2018) 
Autor: Domingos Pellegrini 
Editora: Edição do autor (220 págs.)
Preço: R$ 50,00
 
por Marian Trigueiros, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br