Notícias

Postado dia 08/08/2018 às 17:19:12

Tudo que os pais precisam saber sobre o desafio Momo do Whatsapp

A aparência do Momo é aterrorizante: olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. A imagem ficou famosa pelo WhatsApp, em um espécie de desafio que tem como alvos justamente os adolescentes e as crianças. Num primeiro momento, pode parecer apenas uma brincadeira, mas não é. Especialistas garantem que os pais precisam redobrar a atenção, embora nenhum caso de violência relacionado ao Momo tenha virado caso de polícia em Curitiba, Paraná ou Brasil. 

Tudo começou em um grupo de Facebook onde os participantes eram desafiados a começar a se comunicar com um número desconhecido; Vários usuários disseram que, se enviassem uma mensagem à Momo do seu celular, a resposta vinha com imagens violentas e agressivas. Aliás, há quem afirme que teve mensagens respondidas com ameaças. Tudo teria começado no México e espalhado rapidamente pelo mundo, inclusive para o Brasil. 

A Unidade de Investigação em Crimes Informáticos do estado de Tabasco, no México, lançou um alerta sobre o desafio viral, informando que os participantes do desafio podem ser incitados ao suicídio, violência, sofrer assédio e se tornarem vítimas de roubo de informações pessoais.

“Os pais dever estar sempre atentos e fiscalizar o que os filhos acessam no celular ou no computador. Normalmente as crianças apresentam uma mudança no comportamento, ficando mais retraídos e distantes da realidade”, orienta a psicopedagoga e diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira.

De onde vem a cara do Momo?

A origem da imagem é japonesa. Pertence a uma escultura de uma mulher-pássaro que foi exposta em 2016 numa galeria de arte em Ginza, um luxuoso distrito de Tóquio, e que fez parte de uma exposição sobre fantasmas e espectros.As fotos foram tiradas de uma conta do Instagram, explicam as autoridades mexicanas.

Quais os riscos do Momo?

Os especialistas em crimes cibernéticos aconselham a não fomentar a cadeia de mensagens e não contactar números desconhecidos para evitar cair em fraude, extorsão ou outro tipo de ameaça. Além disso, dar sseu número a um estranho pela internet é altamente perigoso, aliás, sempre foi. 

O que os pais devem fazer?

A orientação é a palavra-chave para os pais. Eles devem orientar sobre que é mais um golpe e reforçar que falar com estranhos na internet, seja em qualquer rede social não é seguro. 

E se o Momo entrar em contato?

As autoridades recomendam que a conversa no whatsapp seja salva para que possam ser tomadas as medidas necessárias, seja na polícia ou através de ONGs.

do Blog Mães do Bem


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br