Notícias

Postado dia 20/07/2018 às 17:49:42

Estudantes de Curitiba fazem vaquinha para criar Mostra de Cinema Negro

Se as estruturas sociais e culturais são racistas e, assim, isolam por exemplo artistas negros do grande público (em sua maioria, também negro) a saída é mesmo criar novas estruturas e caminhos para alterar tal realidade – e é isso que um grupo de estudantes de cinema de Curitiba resolveu fazer. Diante da percepção de que, ao longo dos quatro anos de graduação, não tinham estudado nenhum cineasta negro, brasileiro ou de origem africana, eles decidiram fazer seu próprio festival.

Assim nasceu a Mostra de Cinema Negro Brasileiro, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho na Cinemateca de Curitiba, com organização dos estudantes negros de cinema e audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná. “Nós, enquanto realizadores e pesquisadores, já conhecíamos alguns realizadores negros e achamos importante provocar: ‘ei, diretores negros existem! Vamos olhar pra eles e para seus filmes?’”, disse Bea Gerolin, uma das organizadoras da mostra.

A importância da mostra, segundo a organização, vai além de simplesmente exibir os filmes, mas também trazer o debate e a reflexão sobre o cinema negro em uma cidade racista e conservadora, que possui uma população negra de 24%. Segundo os estudantes, porém, ainda que a mostra tenha sido pensada por e para pessoas negra, a presença de pessoas não-negras não só é bem-vinda como necessária. “Discutir as questões raciais e pensar o nosso lugar e o do outro no mundo são responsabilidades de todos”, concluiu Bea.

Na programação, filmes como Peripatético, de Jéssica Queiróz, Nada, de Gabriel Martins, Travessia, de Safira Moreira, Bup, de Dandara de Morais Santos, e Pele Suja, Minha Carne, de Bruno Ribeiro, entre outros. Além dos filmes, três mesas debaterão os temas “O que é Cinema negro?”, “A representação da mulher negra no cinema brasileiro”, “Como as representações no audiovisual influenciam o imaginário da criança negra” e “(R)existindo: como é ser negro e estudar cinema?”.

A Mostra de Cinema Negro Brasileiro é um evento independente, sem qualquer financiamento privado ou público. Assim, uma campanha de financiamento coletivo foi criada, a fim de arrecadar fundos para cobrir as despesas de sua realização. Para colaborar, clique aqui.

A programação completa pode ser vista aqui.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br