Norte do Paraná

Postado dia 10/05/2018 às 23:25:31

Ribeirão Claro: privilégios naturais na cidade centenária

Instalado solenemente no dia 13 de maio de 1908, Ribeirão Claro é um dos destinos mais procurados para quem prefere o campo e os esportes radicais em relação às praias e quer fugir da zona urbana. 

O município ocupa a maior parte da represa Chavantes, fazendo divisa com a cidade paulista homônima que detém a parte restante do lago, onde há o funcionamento de uma usina hidrelétrica.

Aproveitando a região montanhosa e as águas cristalinas, Ribeirão Claro transformou o turismo na maior fonte de emprego e renda da cidade. “Temos pousadas e resorts aqui, e hoje o setor turístico é o que mais emprega no município. Direta ou indiretamente, a área gera cerca de mil empregos para a cidade”, revelou Larissa Fonteque, secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer.

É possível encontrar locais para diferentes tipos de turismo – tanto para aventureiros, quanto para quem quer tranquilidade. Um dos principais chamarizes para os turistas é o Morro do Gavião – para onde seguem as trilhas e local que tem a melhor vista para a represa. “Os recursos naturais nos proporcionam colocar à disposição esportes de aventura. Temos rapel, trilhas, voo livre”, prosseguiu Fonteque. “Hoje Ribeirão é destaque no Norte Pioneiro, principalmente no turismo ecológico de aventura.”

A grande extensão da represa apresenta a possibilidade da prática de esportes náuticos. A secretária revelou que já faz parte do novo plano turístico da cidade um campeonato de pesca esportiva, que será realizado no segundo semestre.

Entre os resorts, o Tayayá é um dos mais famosos do Paraná e conta com piscinas, passeio de lancha na represa, jet ski, marina para pesca, além de bares e restaurantes próprios. Outro local requisitado em Ribeirão é a Pousada Ruvina, principalmente para quem gosta de aventuras. Lá, é possível descer de rapel pelas cachoeiras e trilhas com acompanhamento.

ANIVERSÁRIO
A prefeitura de Ribeirão Claro programou vários eventos para o aniversário de 110 anos. Neste sábado (12), a Secretaria de Educação e Cultura e o Departamento de Cultura promoverão a primeira edição do ‘Renasceartes’, a partir das 9 horas, na praça Rui Barbosa e contará com exposições e apresentações de vários artistas locais e de toda região. Os participantes poderão prestigiar ainda exposições de artesanato, grafite, pintura, entre outras.

“Estamos convidando pelo facebook também para termos apresentações independentes, de toda população, para aqueles que quiserem mostrar seus trabalhos”, diz o diretor do Departamento de Cultura, Denner Antonio de Andrade. Ainda será realizado o evento “Arte na Praça”, com a confecção de artigos de artesanato e pintura, além da revitalização dos muros do estádio Pérola do Norte.

Para o domingo (13), dia da celebração, será realizada a tradicional missa de aniversário da cidade, às 10 horas, e está programada uma gincana cultural e esportiva, aberta para toda a população, também na praça Rui Barbosa.

do  Tá No Site


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br