Política

Postado dia 08/05/2018 às 22:15:14

STF envia inquérito contra Valdir Rossoni para a primeira instância em Curitiba

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou um inquérito que investiga o deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) à Justiça estadual de primeira instância em Curitiba, ainda sem distribuição de juízo.

A investigação é para apurar suposta prática de peculato (desvio ou apropriação de dinheiro público) e lavagem de dinheiro entre 2003 e 2011, quando ocupava o cargo de deputado estadual no Paraná. As penas variam de 2 a 12 anos e 3 a 10 anos de prisão, respectivamente.

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Rossoni nomeou servidores fantasmas para seu gabinete quando era deputado estadual no Paraná. Outras três pessoas também foram denunciadas na ação.

Além da investigação sobre o deputado paranaense, outros cinco inquéritos e uma ação penal que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) foram enviados para instâncias inferiores, entre elas uma investigação sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Todos os casos deixarão de tramitar na Corte em consequência dadecisão da semana passada que restringiu o foro privilegiado de parlamentares para crimes ocorridos dentro do mandato e ligados ao cargo.

A defesa de Valdir Rossoni informou que pediu ao Supremo que encaminhe o caso ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), já que a acusação é de quando ele era deputado estadual. Afirmou também que já apresentou a defesa no próprio STF e que Rossoni é inocente de todas as acusações.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br