Norte do Paraná

Postado dia 31/03/2018 às 08:42:33

Em 2017, Samu foi vítima de mais de 3,5 mil trotes no Norte Pioneiro

As falsas chamadas ocupam as linhas telefônicas sem necessidade causando atrasos no serviço e fazendo com que um atendimento prioritário deixe de ser feito com a devida rapidez podendo levar à morte do paciente, explicou o coordenador 

Uma brincadeira de extremo mau gosto vem colocando a vida de moradores de toda a região em risco. Um levantamento feito pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Cornélio Procópio, apontou que somente em 2017, foram registrados 3.597 trotes, ou seja, ligações informando situações inexistentes. Desse total, 1.155 chamadas dessa natureza, aconteceram apenas no último trimestre do ano. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), Jhonny de Melo Gomes, os trotes ocorridos em 2017, desviaram ambulâncias 55 vezes para destinos errados. A maior incidência foi registrada no período de janeiro a março, onde foram feitas 26 viagens atendendo chamados falsos. 

“Temos sérios problemas com trotes em horários de entrada e saída das crianças das escolas, e de adultos jovens que não têm ciência das consequências que um trote possa gerar. As falsas chamadas ocupam as linhas telefônicas sem necessidade causando atrasos no serviço e fazendo com que um atendimento prioritário deixe de ser feito com a devida rapidez podendo levar à morte do paciente”, disse o coordenador.

Jhonny ainda explicou que os atendentes são preparados para identificar a veracidade das chamadas, mas em alguns casos, na dúvida, é melhor correr o risco e enviar a ambulância para o endereço apontado na ligação. “Às vezes, a ambulância sai para atender um chamado e descobre que a rua sequer existe. Porém, nesse meio de tempo, alguém pode realmente estar precisando do veículo e terá que esperar ele voltar. Essa espera pode ser fatal”, lamentou.

Samu

O Samu Norte Pioneiro iniciou suas atividades em 2012. Atende 43 municípios do Norte do Paraná e tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar - residências, locais de trabalho e vias públicas - a partir de uma chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é recebida por atendentes que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com técnico de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

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