Norte do Paraná

Postado dia 28/03/2018 às 03:09:43

Cidades do Norte do Paraná vão ganhar plano econômico sustentável

O desenvolvimento socioeconômico sustentável de 15 cidades do eixo Londrina-Apucarana-Maringá começa a ser desenhado a partir de agora, com a assinatura ontem de um contrato para a execução do “Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável Metrópole Paraná Norte”. O trabalho será realizado durante um ano pelas empresas consorciadas Urbtec TM Planejamento e Consultoria, de Curitiba, e a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), de São Paulo, que venceram licitação pública e farão a consultoria com apoio do BIRD, instituição financeira do Banco Mundial, e sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral.

O contrato foi assinado em Curitiba pelo governador Beto Richa, e hoje, durante solenidade realizada na Associação Comercial e Industrial de Londrina, o governador destacou a importância do ato e do contrato. O evento na ACIL reuniu centenas de pessoas, entre lideranças regionais e representantes da classe empresarial do Norte do Estado.

O projeto é uma articulação direta do deputado federal Alex Canziani (PTB), que começou a trabalhar o tema há mais de três anos, quando começaram as tratativas com o Banco Mundial e o Governo do Estado: “Sem dúvida isso [Plano de Desenvolvimento Regional] vai ser um marco da maior importância para o fortalecimento e desenvolvimento, para a geração de empregos e melhoria da qualidade de vida desta grande região do Estado”, salientou o parlamentar, durante a solenidade. 

O plano, quando estiver em execução, vai possibilitar a consolidação da interação e progresso de municípios que concentram 15% da população do Paraná (2 milhões de habitantes) e 13,84% do Produto Interno Bruto estadual, o que representa aproximadamente R$ 35 bilhões.

RAIO-X DA REGIÃO – O contrato de consultoria é de R$ 3,51 milhões para ser executado em 12 meses. Será mapeada a condição socioeconômica da região, passando por todas as áreas produtivas (indústrias, serviços, agricultura e outros), logísticas e a situação da infraestrutura pública, incluindo rodovias, ferrovias e outros meios importantes para a circulação e integração produtiva daqueles municípios.

Serão beneficiadas diretamente as cidades de Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br