Norte do Paraná

Postado dia 27/03/2018 às 11:51:44

Câmeras ajudarão na segurança pública de Bandeirantes

Ação conjunta entre entidades permitiu a aquisição dos equipamentos ao custo total de R$ 185 mil; prefeitura assumiu instalação 

Dentro de aproximadamente 60 dias os moradores de Bandeirantes devem contar com um apoio na segurança pública. Por uma ação conjunta do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho do Estado do Paraná, OAB (Ordem dos Advogados), Prefeitura Municipal e Associação Comercial foram compradas cerca de 60 câmeras de monitoramento, que serão instaladas em pontos diversos da cidade. A compra já foi realizada e os equipamentos devem chegar em breve. 

"Foram adquiridas as câmeras e demais equipamentos, ao custo total de R$ 185 mil, oriundos de parte da multa de um processo trabalhista contra uma empresa. A instalação ficará a cargo da prefeitura, que contratou uma empresa particular por meio de concorrência pública. Essa mesma empresa fará o monitoramento, com link direto com a Polícia Militar e os custos com a internet do sistema serão pagos pela Associação Comercial. Foi um trabalho de mais de um ano para que o projeto saísse do papel", explica Nelson dos Santos, presidente do Conseg. 

Os locais onde os equipamentos serão instalados ainda estão sendo definidos, a partir de orientação das Polícias Militar e Civil. Entre eles está a entrada e a saída de Bandeirantes, além de pontos de grande fluxo de pessoas como bancos e comércio, não só no centro, mas em toda a cidade. 

"As câmeras poderão ser realocadas conforme necessário, já que não usarão cabeamento. Algumas delas não terão seu local de instalação divulgados. Nos últimos anos tivemos uma tentativa de roubo a banco, que foi frustrada pela polícia, mas o comércio sofre com pequenos furtos. O objetivo é que as câmeras inibam os delitos. Pretendemos também ampliar o número desses equipamentos. Depois de um período iremos reavaliar a situação, para tentarmos uma nova compra", diz Santos. 

Um comerciante que não quis se identificar por questões de segurança disse que ainda não teve problemas, mas vários vizinhos em torno de sua loja, sim. Ele está providenciando a instalação de câmeras no interior do seu estabelecimento e espera que o equipamento traga mais tranquilidade a todos. "Temos que agradecer às pessoas que lutaram para que essas câmeras fossem instaladas, é uma reivindicação de toda a comunidade. Não somente nós, comerciantes, seremos beneficiados, mas todos os moradores. Esperamos que elas sejam instaladas o mais brevemente possível", aponta. 

Outra comerciante que também não quis se identificar já sofreu com a ação de assaltantes três vezes. Há cerca de três anos abriram um buraco na parede da loja durante um fim de semana e levaram diversas mercadorias. O prejuízo, segundo ela, foi incalculável. Um ano e meio depois, ocorreu um pequeno furto, com alguém subtraindo uma peça durante o expediente da loja. Já no mês de fevereiro deste ano dois assaltantes entraram em horário comercial e anunciaram o assalto para uma funcionária. 

"Eles vestiam moletons, apesar do grande calor que fazia e com as mãos nos bolsos. Pediram para ver alguma coisa e quando foram atendidos mostraram a arma para a funcionária, pedindo que ela entregasse as mercadorias. Como temos sistema interno de câmeras a polícia conseguiu identificar os assaltantes e recuperamos parte do que foi roubado. Espero que esses novos equipamentos consigam inibir os roubos ou pelo menos identificar os culpados."

por Érika Gonçalves, da Folha de Londrina

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br