Política

Postado dia 09/03/2018 às 00:05:53

Cida Borghetti e deputado Romanelli tiveram celular clonado

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, do PSB, teve o celular clonado. Segundo o gabinete do líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), contatos da agenda de Romanelli receberam mensagens via whatsapp com pedido para que fizessem depósitos em dinheiro.

A assessoria do deputado publicou sobre o assunto nas redes sociais do parlamentar nesta quinta-feira (8).

Na quarta-feira (7), a vice-governadora Cida Borghetti também teve o celular clonado. Os autores do golpe solicitaram R$ 2 mil aos contatos do Whatsapp em nome dela. Pelo menos quatro amigos depositaram.

No caso de Romanelli, de acordo com a assessoria, nenhum dos contatos do deputado fez o depósito solicitado nas mensagens.

A Alep informou que avisou os deputados para evitar que outras pessoas caiam no golpe. Até a tarde desta quinta-feira, Romanelli, que está em viagem, não havia registrado boletim de ocorrência sobre o caso, segundo a Alep.

Romanelli teve o celular clonado, segundo a Alep (Foto: Pedro de Oliveira/ Divulgação/ Alep)

O golpe 

Nos dois casos, conforme as assessorias, os autores do golpe enviaram mensagens para os contatos perguntando se a pessoa utiliza aplicativo do Banco do Brasil, pelo celular ou computador.

Em caso de resposta afirmativa, os amigos foram chamados para uma conversa privada, na qual foi feito o pedido de depósito. 

O que fazer?

O perito digital Wanderson Castilho comenta que a clonagem de números e o registro de golpes com o uso de mensagens via whatsapp têm se tornado cada vez mais comuns e que, desde 2017, outros políticos de vários estados também foram vítimas.

Assim como nas orientações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o perito recomenda que quem tiver o celular clonado deve comunicar a operadora telefônica e pedir o bloqueio da linha, além de solicitar esclarecimentos sobre o que foi registrado no caso.

"A companhia é obrigada a dar uma explicação sobre o que aconteceu. Já em casos em que a pessoa tem prejuízo financeiro ou recebe ameaças, é muito importante procurar a delegacia e registrar boletim de ocorrência", afirma o perito.

 A Anatel orienta ainda sobre indícios que podem indicar que um celular foi clonado: 

  • Dificuldades para completar chamadas originadas;
  • Quedas freqüentes de ligação;
  • Dificuldades para acessar a sua caixa de mensagem;
  • Chamadas recebidas de números desconhecidos, nacional e internacional;
  • Débitos de prestação de serviços muito acima da média.

 

Os usuários do whatsapp podem prevenir os golpes de clonagem, de acordo com o perito, bloqueando o acesso da conta no aplicativo em outros celulares. Para isso, é necessário ir em "configurações", acessar a opção "conta", em seguida "verificações duas etapas" e habilitar uma senha e um e-mail de segurança no aplicativo.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br