Assaí

Postado dia 20/02/2018 às 12:58:39

Governo japonês sinaliza ajuda financeira a castelo de Assaí

Durante visita ao prefeito Acácio Secci, o consul Kajime Kimura e o vice-consul Yuma Kobayashi tratou da possibilidade de parceria entre o governo japonês e o município de Assaí.

Realizado no prédio sede da prefeitura, com a presença da vice-prefeita Inês Koguissi, (PPS) vereadora Michelle Matie Morikawa (PPS), ex-vereador Lauro Shoiti Tanno e lideranças da colônia nipônica, o encontro girou também em torno de investimentos financeiros no museu do Memorial da Imigração Japonesa, o chamado Castelo Japonês de Assaí.

Verba do governo japonês poderia ser utilizada na aquisição de móveis e equipamentos principalmente para o primeiro piso do castelo, onde funcionaria o museu.

Departamento de Engenharia da prefeitura de Assaí ainda trabalha em projeto a ser encaminhado para o Ministério do Turismo, pleiteando a possibilidade de investimento de aproximadamente R$ 100 mil em obras de paisagismo no castelo. O dinheiro resulta de rendimento de aplicação financeira dos repasses feitos ao longo dos anos pelo governo federal, destinados à construção do Memorial da Imigração Japonesa.

Ainda na sede do Poder Executivo assaiense, na tarde desta segunda-feira (19), o consul do Japão no Paraná, Kimura, e o vice-consul Kobayashi, também ouviram relato de viagem de 10 dias feita pelo prefeito Acácio, no mês passado. O prefeito havia participado da iniciativa denominada Juntos!, o Programa de Intercâmbio entre Japão, América Latina e Caribe.

Do encontro participaram ainda a primeira dama Inês Secci, o procurador jurídico do município, Paulo Roberto Moreira, Paulo Kobo, Mário Hirakuri e o vereador de São Sebastião da Amoreira, Mario Sumitaka Tamura.

Na sequência eles visitaram o castelo. A visita foi acompanhada delegado de Polícia Civil, Felipe Akio de Souza Hirata, secretários municipais Roberto Rodrigues Lourenço (Assistência Social), Jonny Keiti Matsubara Iryoda (Esportes e de Cultura) e Yoshikazu Uno (Planejamento), padre Paulo César Nogueira, ex-vereador Jorge Torquato Júnior, ex-vereador e diretor da Câmara de Vereadores, Darlan Rodrigues Araújo, pastor Ediney Marcelo (Igreja Metodista), pastor e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Radime de Lima (Presbiteriana), coordenadora do Programa AABB Comunidade, Marlene David de Moraes, diretora do Grupo Idade Dourada, Eva Costa, e o presidente da Laca, Kairo Koguishi.

Entre os visitantes se fizeram também presente o presidente da Câmara, Amarildo Aparecido Corrêa (PSB), e os vereadores Elcio Alves Piozo (PPS), Michelle Matie Morikawa (PPS), José Andrade dos Santos (PSB), Flávio José de Amorim (PSB), Antônio Menegildo Gavião Manoel (PMDB), Minoru Paulo Takazaki (PSB), Juliana da Silva (PSDB) e Waldenei Cebolinha Simões (PR).

No castelo, autoridades políticas e população em geral foram recepcionadas pelos grupos da AABB Comunidade, de taikô, e Keishin, de dança japonesa. 

PARA SABER MAIS:

Prefeito de Assaí participa de intercâmbio oferecido pelo governo japonês

Veja Fotos


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br