Norte do Paraná

Postado dia 24/10/2017 às 22:55:19

Ribeirão Claro tem projeto de pilates gratuito para crianças

O projeto esportivo Pilates Kids atende atualmente 30 alunos da Escola Municipal Jovira Conti Néia, em Ribeirão Claro. A iniciativa, coordenada pela instrutora Kamila Lesniewski Cardoso, abriu 16 novas vagas em 2017 e acontece todas as segundas-feiras a tarde desde abril. Esse é um dos projetos que recebe o apoio do prefeito Mario Augusto Pereira, através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer.

Entre os benefícios do Pilates estão a melhora na concentração, respiração e postura; conversamos com os pais e os casos mais graves são encaminhados para um ortopedista”

Os alunos fizeram uma apresentação para os pais no Dia da Família, que contou com a presença da primeira-dama e secretária de Educação, Ana Maria Molini e da secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Larissa Silva Fonteque.

Antes do início das atividades, todos os alunos participantes passaram por uma avaliação para diagnosticar e registrar eventuais problemas de postura. Durante as aulas são realizados exercícios para melhorar a postura, fortalecimento abdominal, técnicas de respiração e alongamentos.

“Entre os benefícios do Pilates estão a melhora na concentração, respiração e postura”, explica a instrutora.
Segundo Kamila, antes do final do ano letivo será realizado um evento para encerrar as atividades com uma reavaliação e comparação dos resultados obtidos com as aulas. “Conversamos com os pais e os casos mais graves são encaminhados para um ortopedista”, disse. “Esse ano uma criança foi encaminhada”, completou. “Estou satisfeita com os resultados do trabalho”, concluiu.

O  Método Pilates é um sistema de exercícios que proporciona um treinamento integral daqueles que o praticam. Permitindo fortalecer a musculatura desde a mais profunda, até a mais periférica.Quem deseja praticá-lo com certeza terá diversos benefícios. A começar por obter uma boa tonificação muscular até a obtenção de uma ótima postura.

O fato de não ter cargas extremas, como na musculação, não afetará de forma alguma o desenvolvimento do sistema esquelético-muscular. O que é relevante quando se trata da atividade física para crianças.Visto que por volta dos 10 aos 14 anos, o corpo apresenta um crescimento longitudinal dos ossos, mais rápido que o alargamento dos músculos. E o Método Pilates trabalha com exercícios que desenvolvem a flexibilidade.

Os movimentos devem ser aplicados da melhor forma possível, prevenindo assim possíveis encurtamentos musculares e ajudando a criança e o adolescente a ganhar um impressionante grau de mobilidade articular.O que se traduzirá na obtenção de uma maior consciência de sua postura, de sua coordenação e motricidade futuramente.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br