Notícias

Postado dia 02/10/2017 às 23:59:45

Governador sanciona leis criando Rota do Vinho e Rota dos Tropeiros

O Paraná conta agora com mais duas atividades de turismo rural formalizadas. O governador Beto Richa sancionou a lei que cria a Rota do Vinho, abrangendo 36 municípios, e a lei que regulamenta a Rota dos Tropeiros, que unifica as atividades já existentes em 22 cidades, nos Campos Gerais. A sanção foi dada no dia 27 de setembro e as duas lei já estão publicadas.

O objetivo da criação da Rota do Vinho é incentivar a produção no Paraná, desenvolver o turismo nas regiões produtoras e, principalmente, gerar emprego e renda no Estado. A lei foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto, Chico Brasileiro e Maria Victória. Dos 36 municípios que fazem parte da Rota do Vinho, 12 estão no Sudoeste, nove no Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, dois no Sul, Centro-sul e Norte e um município fica no Noroeste.

De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, a lei chancela o potencial vitivinicultor do Estado e fortalece a modalidade de enoturismo no Paraná. “O Paraná ganha um instrumento para incentivar o turismo e apoiar o empreendedor para buscar mais qualidade nos serviços que oferece”, disse Gimennes.

PRODUÇÃO - O Paraná é o quarto maior produtor de uvas do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. As uvas – de mesa e para processamento – representaram 3,9% do volume de frutas produzidas no Estado. Francisco Beltrão (Sudoeste) é o maior produtor.

Com a lei, a Rota do Vinho será incluída no Calendário Oficial do Estado. “O fomento ao turismo é um processo contínuo e a lei é mais uma etapa para este fortalecimento”, afirmou o presidente da Paraná Turismo.

ROTA DOS TROPEIROS – A lei 19.141/17, que regulamenta a Rota dos Tropeiros, nos Campos Gerais, estabelece diretrizes aos estabelecimentos que compõe a rota para serem considerados turismo rural. A Rota dos Tropeiros consiste em um roteiro que passa por 22 municípios. Foi criada em 2002 e incluída no calendário oficial do estado em 2012 para fomentar o turismo e divulgar a história paranaense, mas faltava a regulamentação para que os serviços oferecidos fossem amparados pelas leis de turismo rural e deslanchar o projeto.

“Havia uma insegurança dos empreendedores de investirem na Rota dos Tropeiros, por não ser uma atividade regular. O amparo legal é um grande avanço pois traz segurança e criam condições favoráveis para captação de recursos”, explicou o presidente da Paraná Turismo. A regulamentação de atividade foi proposta pelos deputados estaduais Anibelli Neto e Rasca Rodrigues.

“Ambas as leis são medidas fundamentais para que o turismo seja reconhecido como área estratégica da nova economia campo-cidade”, declarou Gimennes.

PEREGRINA - Em agosto, o governador Beto Richa já havia sancionado a inclusão da Caminhada Peregrina Caminho Terra do Sol que tem percurso de 100 quilômetros entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida, e a Festa do Pacu de Icaraíma. O Paraná possui 224 municípios e 14 regiões presentes no Mapa do Turismo Brasileiro organizado pelo Ministério do Turismo.


Municípios que compõem a Rota do Vinho

Ampére

Antônio Olinto

Balsa Nova

Bandeirantes

Barracão

Bituruna

Bom Sucesso do Sul

Campo Largo

Capitão Leônidas Marques

Cascavel

Chopinzinho

Colombo

Coronel Vivida

Curitiba

Entre Rios do Oeste

Flor da Serra do Sul

Francisco Beltrão

Irati

Londrina

Mandirituba

Marechal Cândido Rondon

Maringá

Mariópolis

Missal

Nova Santa Rosa

Palmeira

Pato Bragado

Pérola d’Oeste

Quatro Pontes

Rolândia

Salgado Filho

Santo do Lontra

Santo Antônio do Sudoeste

São José do Sudoeste

São José dos Pinhais

Toledo

União da Vitória



Municípios que compõem a Rota dos Tropeiros

Arapoti

Jaguariaíva

Tibagi

Piraí do Sul

Castro

Ponta Grossa

Porto Amazonas

Palmeira

Campo Largo

Balsa Nova

Contenda

Lapa

Mandirituba

Quitandinha

Tijucas do Sul

Piên

Rio Negro

Campo do Tenente

Carambeí

Telêmaco Borba

Sengés


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br