Notícias

Postado dia 23/09/2017 às 00:32:35

Caixa Econômica Federal reduz teto de financiamento para imóveis usados para 50%

A Caixa Econômica Federal voltará a reduzir o teto de financiamento de imóveis usados e suspenderá novos contratos transferidos de outros bancos.

Numa carta enviada a instituições parceiras na véspera, o banco estatal avisou que seu teto de financiamento para imóveis usados cairá para 50% do valor do bem.

Ao mesmo tempo, a Caixa informou a suspensão de novos financiamentos com interveniente quitante, operações em que um imóvel já financiado por outro banco é vendido para um terceiro.

As medidas entram em vigor na próxima segunda-feira (25).

Adicionalmente, o banco federal recomendou à sua rede que dê preferência a contratos que possuam menores cotas de financiamento e que tenham indicação ou melhor qualificação.
Consultada, a Caixa confirmou as informações.

"As propostas em andamento terão as condições mantidas", afirmou o banco por e-mail em resposta à Reuters.

Oferta menor de empréstimos

As medidas reforçam a gradual diminuição de atividade de concessão de crédito do banco, que responde por cerca de 70% do financiamento imobiliário no país e que têm enfrentado com mais intensidade os efeitos de dois anos seguidos de forte recessão do país, período em que seguiu ampliando a oferta de financiamentos.

No mês passado, a Caixa havia reduzido volume financiável das principais linhas de crédito, com o teto para imóvel usado na tabela Price caindo de 70% para 60% com recursos da pró-cotista e de 80% para 70% na CC FGTS.

Em julho, a Caixa havia anunciado que a linha pró-cotista, que tinha sido suspensa em maio devido a falta de recursos, será retomada apenas em 2018.

Segundo uma fonte do banco, a diminuição das atividades de financiamento têm a ver com os preparativos da Caixa para regras mais rigorosas de alocação de capital previstas em Basileia 3, que entrarão integralmente em vigor no país a partir de 2019.

O banco tem tomado medidas recentes para aliviar a pressão sobre necessidades de capital, mas ainda pode precisar de socorro do governo federal para se enquadrar a Basileia 3, segundo agências de classificação de risco.

 

iStock

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br