Notícias

Postado dia 18/07/2017 às 00:48:43

Espaço para bebês dá tranquilidade a alunas e professoras da Unespar

Projeto é do campus de União de Vitória da Universidade Estadual do Paraná e beneficia as mães universitárias, professoras e funcionárias, que amamentam no Espaço Mãe Universitária.

As alunas da Universidade Estadual do Paraná Unespar, do campus de União da Vitória (Centro-Sul), que são mães e amamentam, não precisam interromper os estudos ou mudar a rotina acadêmica para atender o bebê. Naquele campus foi implantado o Projeto Espaço da Mamãe Universitária (Pemu), adequado para receber crianças de zero a dois anos, filhos das estudantes e também das professoras e funcionárias.

Pioneiro entre as instituições de ensino superior do Paraná, o projeto começou há 15 anos com apenas uma sala improvisada para receber as crianças, à noite. Com o passar dos anos o Mamãe Universitária foi aprimorado e expandiu o atendimento também para o período da tarde. Hoje conta com dois berçários, sala de vídeo e estagiários contratados e voluntários para assistir as 25 crianças inscritas. A coordenadora do curso de Pedagogia, Rosana Ansai, que também coordena o projeto, explica que o Espaço Mamãe Universitária não tem caráter de escola para as crianças.

“É um espaço não escolar de acolhimento, mas, mesmo assim, planejamos atividades para o desenvolvimento educacional das crianças”, destaca.

LABORATÓRIO - Ela diz que, além disso, como o Mamãe Universitária é um projeto de extensão serve como laboratório, com atividades práticas, para o curso de Pedagogia, por isso segue as recomendações dos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil. “Os professores do curso de Pedagogia destinam horas de atividades complementares para o Mamãe Universitária. Assim os acadêmicos de diversas disciplinas colocam em prática o que aprendem na teoria e ajudam atender as crianças sempre com o olhar atento dos professores”, disse. A atividade voluntária é coparticipativa, resultando em relatórios e pesquisas. “O projeto contribuiu para o educar das crianças e para a pesquisa de Pedagogia, pois os universitários observam o desenvolvimento dos pequenos”, completou.

TRANQUILIDADE - Kelly Mari Kreve, de 31 anos, é uma das mães que utilizam o espaço e afirma que o principal sentimento que ele desperta é tranquilidade. Ela deixa a filha Maria Cecília, de um ano e um mês, sob os cuidados do Mamãe Universitária desde os dois meses de idade. “Se não fosse o espaço eu teria trancado a faculdade. Minha filha era muito pequena quando tive que retornar da licença maternidade e não havia como deixá-la em casa”, contou.

“No Mamãe Universitária a tenho sempre perto de mim. Fico muito mais tranquila”, afirmou. Outro ponto que Kelly ressalta é a compreensão dos professores e profissionais da Unespar com as mães e pais que tem seus filhos no Pemu. “Se a Maria precisa de mim as cuidadoras chamam e os professores permitem a ausência da sala de aula. Há muito respeito”, declarou.

VOLUNTARIADO - Outro benefício observado pela coordenadora Rosana é o despertar da solidariedade na Universidade. Como o projeto não tem mantenedora, funciona com doações da comunidade e, principalmente, com o tempo de voluntários. “O Mamãe Universitária só existe pela participação solidária”, afirmou.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br