Norte do Paraná

Postado dia 27/06/2017 às 03:24:20

Moradores reabrem desvio de pedágio da BR-369, em Arapongas

Moradores reabriram o principal desvio do pedágio da BR-369, em Arapongas, no norte do Paraná. É um trecho de estrada rural que havia sido fechado pela concessionária responsável pelo trecho há cerca de 20 dias.

Nesta segunda-feira (26), a rota alternativa voltou a ser disputada e chegou a registrar filas em alguns momentos. O caminho é usado, principalmente, por motoristas que estudam ou trabalham na região.

Nos últimos anos o trecho foi fechado várias vezes. O último bloqueio foi no dia 5 de junho.

A concessionária Viapar colocou barreiras de concreto e abriu buracos pra dificultar a fuga do pedágio.

Mas, no último fim de semana, moradores se uniram, retiraram parte das barreiras e liberaram a passagem.

Boa parte do atual desvio é, na verdade, uma nova estrada. Como ficaria complicado fechar todas as valetas do antigo desvio, moradores e motoristas decidiram fazer uma via paralela ao trecho que continua interditado.

A pista tem duzentos metros e liga Rolândia a Arapongas. O desvio fica a 500 metros do pedágio da BR-369. Lá, carros de passeio pagam R$ 8,20. Aqui, passam de graça, mas enfrentam um trecho cheio de ondulações.

Caminhões também têm usado a nova pista, mas evitam os pontos mais críticos.

No meio do percurso, alguns motoristas vão para as margens da ferrovia, que fica ao lado. Uma manobra arriscada, pertinho da rota dos trens. 

Tarifa Zero 

O abre e fecha do bloqueio é parte de uma briga maior. Desde o começo do ano, o Movimento "Tarifa Zero" cobra isenção ou desconto na tarifa pra quem mora em cidades perto do pedágio. Até agora não teve avanço nas negociações com a Viapar e protestos têm sido frequentes, como este do último sábado (24).

A Concessionária Viapar informou que por enquanto não vai comentar o caso.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br