Norte do Paraná

Postado dia 09/06/2017 às 01:04:34

UEL é eleita a 4ª melhor universidade estadual do Brasil

Repetindo a colocação obtida no ano passado, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) apareceu como a quarta melhor instituição de ensino superior pública do Brasil, atrás apenas das conceituadas USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista). O desempenho da UEL, que empatou com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o melhor entre as universidades estaduais do Estado. O levantamento foi feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). 

Entre as 26 mil universidades do mundo, quatro mil foram selecionadas. No Brasil, 22 figuram no ranking. Segundo a diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UEL, Sandra Regina de Oliveira Garcia, a pesquisa leva em consideração pesquisas externas, contribuição na formação de cidadãos e relevância fora do Brasil. 

Mesmo reconhecendo que a UEL não vive dias fáceis, a diretora acredita que há muitos motivos para comemorar. "Apesar dos problemas que enfrentamos, como a falta de reposição de professores, recebemos o balanço com muita satisfação. É importante ter um olhar de fora para que nunca deixemos de valorizar o local em que trabalhamos e estudamos", comentou. 

Para o vice-presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público de Londrina e Região (Sindiprol), Nilson Magnanin Filho, a boa posição no balanço internacional não pode esconder as dificuldades pelas quais a UEL passa atualmente. "O governo demora muito para contratar novos docentes. Como a universidade tem 40 anos, alguns já estão se aposentando. Se o quadro não é reposto, os prejuízos aparecem lá na frente", pontuou. 

Para avaliar as instituições, o ranking QS considerou itens como reputação acadêmica, citações de pesquisas realizadas, aptidão acadêmica, avaliação entre empregadores e o processo de internacionalização. O ranking geral da edição deste ano está disponível neste endereço.

Na classificação geral, as três melhores universidades são americanas, sendo elas: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford University e Harvard University.

por Rafael Machado, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br