Notícias

Postado dia 06/06/2017 às 02:21:52

Concessionária volta a bloquear desvio de pedágio em estrada rural

A concessionária Viapar voltou a bloquear, nesta segunda-feira (5), o acesso a uma estrada rural usada por motoristas para desviar o pedágio da BR-369, em Arapongas, no norte do Paraná. O bloqueio foi feito no acesso à estrada da Rabilonga Vermelha pela Estrada do Ceboleiro, paralela à praça de pedágio da rodovia federal.

O trecho chegou a ser bloqueado no início de maio, mas foi desbloqueado há menos de duas semanas.

De acordo com a Prefeitura de Arapongas, a gestão anterior assinou um convênio com a concessionária Viapar autorizando bloqueios em estradas que fossem usadas para desviar a praça de pedágio.

Máquinas da Viapar madrugaram na estrada rural. Em cerca de quatro horas acabaram com o principal desvio do pedágio de Arapongas. Foram colocados blocos de concreto, que impedem o acesso em vários pontos da estrada.

Desta vez, o bloqueio também contou com valetas, para evitar qualquer tentativa de liberação. Foram abertas diversas valetas, algumas com mais de três metros de profundidade.

Os motoristas que tentaram passar pela estrada nesta segunda precisaram dar meia volta.

O eletricista Aloísio Alves Nascimento não concorda com o bloqueio. “Eu moro em Rolândia, trabalho em Arapongas. Se for pra você ficar pagando pedágio todo dia, paga muito caro. Pelo menos que dê um incentivo como foi feito em Maringá”, declarou.

O desvio já foi fechado e reaberto várias vezes. A última liberação foi há dez dias, num protesto de motoristas contra a construção de um muro que fechou outros desvios. Eles também se uniram ao movimento “Tarifa Zero”, que cobra isenção ou pelo menos desconto na tarifa pra quem mora perto da praça de pedágio.

 

Atualmente, motos pagam R$ 4,10 e carros de passeio R$ 8,20. As negociações entre moradores e a concessionária não avançaram. O fechamento do desvio deixou ainda mais tensa a situação.

De acordo com o vereador de Rolândia Alex Santana, a comissão organizadora do movimento "Tarifa Zero" vai se reunir para tentar reverter a situação. “A Viapar veio até aqui, na nossa estrada alternativa, impedir o nosso direito de ir e vir”, afirmou.

O vendedor Jair Rodrigues usa a estrada há 19 anos para ir até o trabalho, em Arapongas. “Tem dias que eu tenho que passar mais que duas vezes nesse desvio, e agora vou ter que passar no pedágio. Vai ser muito triste”, disse.

Com o desvio fechado, tem motociclistas e motoristas que preferem se arriscar por outros caminhos. Um deles às margens desta ferrovia, a 500 metros do pedágio. Trajeto que não fica deserto nem mesmo durante a passagem de trens. 

O outro lado 

Em nota, a Viapar informou que conseguiu decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) para o fechamento do desvio. Segundo a concessionária, a configuração original da estrada não foi alterada e permite o acesso aos usuários.

Veja abaixo a íntegra da nota da Viapar:

Em 14/09/2006, a VIAPAR ingressou com ação judicial perante a Vara Cível de Arapongas, buscando o fechamento da rota de fuga em questão, obtendo em 14/03/2007 decisão favorável junto ao STF.

Em atenção ao estabelecido em Lei, decisão Judicial, prejuízos aos lindeiros, interesse público e perda de receita de ISSQN decorrentes da Rota de Fuga ali instalada, o Município de Arapongas firmou dois termos de acordo, respectivamente em 23/11/2012 e 26/10/2016, os quais se encontram vigentes, buscando a extinção e instalação de novas rotas de fuga ao pagamento do pedágio junto aos limites do Município de Arapongas.

As interferências legais citadas acima não alteraram a configuração original da estrada, a qual permite em sua atualidade ser utilizada pelos usuários.

Após a abertura da rota de fuga em 27/05/2017, a Viapar encaminhou ofício ao Município de Arapongas para as devidas providências.

A rota de fuga foi fechada nesta data com ciência do Município de Arapongas.

do G1

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br